Notícias

Estas são as 4 áreas em tecnologia que mais contratam talentos no momento

Apesar da crise causada pela pandemia do coronavírus, há setores que tiveram aumento nas contratações. Uma análise feita nos últimos dois meses pela Robert Half, empresa de consultoria de recursos humanos, mostrou que várias posições na área de tecnologia cresceram sua oferta de vagas. Sejam elas permanentes, ou por projetos nas áreas de infraestrutura, cloud, segurança da informação e desenvolvedores.

Devido ao isolamento social, as operações passaram a funcionar de forma remota, o que fez muitas empresas acelerarem o processo de digitalização para garantir que os profissionais pudessem atuar de casa de forma eficiente e segura. Ao mesmo tempo, demandou estrutura para que os produtos e serviços fossem comercializados de forma eletrônica.

“Essa rápida transformação fez com que posições como a de desenvolvedores e outros especialistas em TI que eram desafiadoras de encontrar no mercado de trabalho antes da pandemia da Covid-19 observassem demanda ainda maior. Além disso, a segurança cibernética está se tornando um tópico cada vez mais importante à medida que as empresas mudam muitos processos para a comunicação remota e on-line com os clientes”, aponta Caio Arnaes, diretor de recrutamento da Robert Half.

O executivo acrescenta que, além das vagas permanentes, muitas empresas começaram a entender as vantagens de contratar profissionais por projetos. “Muitas companhias seguem com necessidades que não podem esperar, como implantação de infraestrutura e projetos de segurança de informação para os colaboradores trabalharem remotamente, além de estruturação e desenvolvimento de sistema de ensino a distância, entre outros projetos”, ilustra o diretor ao falar de algumas demandas específicas, com data definida para início e término da ação.

As áreas mais quentes

Infraestrutura – Tornou-se imprescindível para garantir que toda a estrutura de TI funcione da casa de cada um de forma eficiente e segura.

Cloud – Ganhou status de peça fundamental em empresas que utilizam algum tipo de cloud ou que estão implementando a tecnologia, para facilitar a atuação remota, a colaboração online e o compartilhamento de informações de forma segura.

Segurança da Informação – Esses profissionais são fundamentais para garantir que o trabalho flua normalmente com dados devidamente protegidas.

Desenvolvimento – Em cenários onde tudo é mais remoto, o desenvolvimento de plataformas virtuais está com uma demanda maior ainda em inúmeros setores, como educação, saúde, e até mesmo o e-commerce.

“Muitas empresas priorizam iniciativas de transformação digital há muito tempo, mas não há dúvida de que a Covid-19 acelerou o progresso em muitas organizações em relação à implementação de novas tecnologias, mudança de atitudes e aprendizado de novas habilidades”, diz Arnaes.

Na opinião dele, as empresas precisarão continuar a contratar talentos em TI para melhorar as capacidades de trabalho remoto. Devem ser profissionais capazes de identificar as ferramentas técnicas e as medidas de segurança mais apropriadas para os negócios.

O diretor finaliza: “Enquanto isso, a familiaridade com ferramentas como teleconferência, plataformas de colaboração, compartilhamento de arquivos, aprendizado remoto e a capacidade de organizar e realizar eventos virtuais não será mais opcional para alguns, mas essencial para todos em uma organização”.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago