Categories: Notícias

Esqueça o papel. Seu próximo currículo pode ser em vídeo

Há muito tempo executivos já não usam mais papel para enviar seus currículos para as empresas. Muitos já o substituem pelo LinkedIn. Mas a rede social também ficará para trás. Daqui alguns meses, a expectativa é de que todos esses recursos deem lugar para o vídeo.

De acordo com estudo da OfficeTeam, perto de dois terços dos gestores de recursos humanos já usam entrevistas em vídeo para localizar e contratar talentos. Não há dúvidas de que o ambiente de trabalho moderno está se transformando em um mundo focado no recurso.

Em razão desse quadro, o site Mashable listou algumas tendências relacionadas à contratação por meio de vídeo. Veja a seguir:

1. Anúncios de emprego em vídeo
O local de trabalho do futuro deixará de exigir que os candidatos submetam currículos em papel. Em vez disso, eles vão gravar vídeos. As empresas farão o mesmo para anunciar uma oportunidade de trabalho. Ferramentas como o Ongig, permitem ações como essa. A Salesforce.com usou o Ongig para notificar uma vaga, compartilhou em mídias sociais e o post foi compartilhado dezenas de vezes.

2. Selecione candidatos a partir de entrevistas no smartwatch
Com a expectativa de crescimento do uso de relógios inteligentes, eles também ganharão a função de selecionar candidatos. Smartwatches irão, potencialmente, ter um impacto sobre entrevistas. Com o recurso, a contratação de gerentes de recrutamento e seleção e os candidatos poderá acontecer em qualquer lugar.

3. E o Snapchat?
Originalmente usado para compartilhamento de fotos e vídeo pelo público jovem, o Snapchat está se transformando em uma plataforma para as empresas atingirem o seu público-alvo e passa a ser mais uma das ferramentas para recrutamento e seleção.

Acredite ou não, há empregadores que já estão usando o Snapchat para esse fim. Por exemplo, um pub irlandês recrutou, no início deste ano, candidatos por meio do canal. O uso do app forçou candidatos a mostrar o melhor deles em apenas dez segundos.

4. Recomendações em vídeo
A obtenção de referências é parte crucial do processo de entrevista. Em vez de realizar chamadas telefônicas para coletar informações a partir de referências, por que não solicitar um vídeo com a recomendação?

5. Usar compartilhamento de tela para testar as habilidades dos candidatos
Se um recrutador está entrevistando um candidato do outro lado do País, mas quer testar se ele tem as habilidades necessárias para o trabalho, ele pode convidá-lo para uma avaliação de competências por meio de vídeo ao vivo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago