Categories: Notícias

ESPM reduz em 60% tempo de backup e garante disponibilidade aos 10 mil alunos

Para garantir o acesso contínuo a dados e aplicações para 10 mil alunos de graduação e pós-graduação nas cinco unidades da ESPM, e 1,5 mil funcionários, a ESPM adotou a solução Veeam Availability Suite da Veeam Software.

A tecnologia de disponibilidade da Veeam garante a recuperação de uma máquina virtual inteira ou apenas de arquivos individuais com o recurso Explorer para Microsoft Exchange, SharePoint, SQL Server e Active Directory. Isso significa que, em caso de paradas no sistema, dados e conteúdos dos professores e alunos vão permanecer intactos.

A solução, de acordo com a ESPM, também permite uma recuperação confiável, rápida e flexível de dados e aplicações virtualizados. Agora, os estudantes podem acessar os dados que precisam a qualquer momento –trabalhos salvos no sistema da escola, notas de provas e conteúdos de ensino, independentemente se acessam o sistema pelo computador da escola, pelo tablet no campus ou nos por meio de laptops em casa.

Conectividade
Com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, o perfil dos alunos da entidade é de estar o tempo todo conectado, usar software de colaboração para fazer trabalho de casa e assistir aulas a distância.

“Na unidade principal de São Paulo, por exemplo, são 3 mil alunos em um período do dia conectados com pelo menos dois dispositivos, o que já soma 6 mil dispositivos conectados. Tudo isso exige suporte, infraestrutura e acesso eficientes e torna o departamento de TI essencial para a ESPM”, relata o gerente de Infraestrutura de TI da ESPM, Amadeo H. Magedanz.

A solução da Veeam, aponta o executivo, garante que a TI proteja o ambiente e garanta que todos os dados e aplicações de ensino estão sempre funcionando para os alunos e professores.

Mudanças perceptíveis
Antes da mudança, a ESPM tinha uma solução focada em máquinas físicas e que não suportava mais o ambiente virtualizado da escola, situação que resultou em problemas no gerenciamento do ambiente de TI, com um backup que demorava mais de 48 horas para ser feito e falhas frequentes no sistema.

Com a tecnologia da Veeam, o backup das 300 máquinas virtuais da ESPM passou a ser mais rápido e eficiente, consumindo cerca de 20 horas para todo o ambiente. Dessa forma, o tempo para executar o backup caiu em 60%. A capacidade de recuperar apenas arquivos ou itens individuais, como um e-mail do Microsoft Exchange, facilitou o trabalho da TI e dos funcionários. E uma das vantagens principais foi o gerenciamento centralizado dos ambientes de todas as unidades da Escola, garantindo que os locais remotos tivessem a mesma proteção e disponibilidade de dados que a unidade central em São Paulo.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago