Categories: Notícias

ESPM moderniza ambiente de armazenamento e ganha 65% de economia em espaço

Diante do crescimento no número de usuários e do natural aumento do volume de dados, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) sentiu a necessidade de aumentar a capacidade do ambiente de armazenamento. Para isso, realizou um projeto para fazer uma atualização de tecnologia que antes era baseada em uma linha de entrada por uma solução mais robusta. Com os desafios de aumentar capacidade de armazenamento e atender a funcionalidades e ambientes virtualizados, a instituição de ensino adotou soluções da HPE e gerou economia de espaço de disco de aproximadamente 65% com a funcionalidade Zero-detect.

As soluções adotadas foram o 3PAR StoreServ 10800 e 7400, que garantiram à ESPM desempenho para realização de backup, tecnologias para redução no uso de espaço em disco e facilidade de gerenciamento. “Como já tínhamos o ambiente todo virtualizado e baseado em VMWare, nossa migração foi muito simples. Após o estudo de dimensionamento e melhor alocação dos discos, foi possível migrar quase que a totalidade as máquinas virtuais com o ambiente ligado. Para isso foi utilizado a tecnologia VMotion. O tempo de migração de cada máquina dependeu do tamanho delas. Não tivemos nenhum problema nesta fase”, explica Amadeo Magedanz, gerente de Infraestrutura de TI da instituição.

Outro ponto destacado pelo executivo no projeto foi o ganho na velocidade do backup que passou de 60 para 20 horas, possibilitando a realização do processo durante o horário de expediente, sem ter impacto no ambiente.

Com a adoção do HPE 3PAR StoreServ 10800 a ESPM ganhou facilidade em criar máquinas virtuais com a tecnologia de “zero detect”, facilitando a área de negócios. Além disso, existiu ganho de desempenho significativo na unidade de Porto Alegre com a substituição do ambiente de storage de vídeo pelo HPE 3Par StoreServ 7400, o que gerou melhoria nas aulas de edição de vídeo.

Após a implementação da tecnologia nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a ESPM pretende ampliar a solução e utilizar novas tecnologias que estão disponíveis para o produto, incluindo novas funcionalidades de software e novas tecnologias de disco.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago