Um novo perfil de profissional está no radar das empresas: os futuristas. Já ouviu falar neles? Tem nada a ver com previsão de futuro, bola de cristal, ou quaisquer outros métodos para tentar descobrir o que pode acontecer daqui a alguns anos. Antes de procurar no Google apenas por “futurista” ou “futurismo”, outro alerta: este campo de estudos não tem nenhuma relação com o manifesto futurista, movimento artístico e literário do início do século XX.
Os futuristas nada mais são que profissionais que se debruçam sobre “estudos de futuros”, tradução em português para a disciplina “futures studies” – também conhecida globalmente como “foresight”. Ao redor do mundo, essas pessoas têm sido recrutadas para compor áreas estratégicas de empresas privadas e públicas. O motivo é simples: passamos por um momento de incertezas e transformações aceleradas em vários setores. As organizações querem compreender, com antecedência, os possíveis movimentos do futuro. Essa leitura é cada vez mais crucial: um passo à frente ou atrás pode significar mais dinheiro no bolso ou a falência do negócio.
Confira aqui a matéria completa na IT Trends*
*IT Trends é uma edutech que tem a missão de preparar e educar profissionais para a economia digital por meio de informação, análises e cursos
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…