O eSocial chegou à nova e última etapa: o envio das informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para o governo federal. Segundo informação disponível no portal do eSocial, o ambiente de testes estará disponível a partir de 18 de março.
De acordo com o cronograma da Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, as empresas que possuem faturamento superior a R$ 78 milhões (grupo I) serão as primeiras a cumprir a obrigação, com envio dos eventos de SST a partir de julho, o que inclui: tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador, exame toxicológico do motorista profissional e condições ambientais do trabalho – fatores de risco, treinamentos, capacitações, exercícios simulados e outras anotações.
“Após um ano intenso de implantação das empresas no ambiente do eSocial, a nova obrigação traz muitos desafios, dada a natureza única da área de Saúde e Segurança do Trabalho, considerando seus impactos e riscos tecnológicos, operacionais e jurídicos. Por isso, é importante entender muito bem a obrigação para conquistar agilidade no processo e minimizar erros”, diz Valquíria Cruz, gerente de produtos da ADP Brasil.
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