ABREE lança campanha educacional para conscientizar sobre descarte de resíduos eletrônicos

Batizada de ABREE Educação, iniciativa leva conteúdo acessível e gratuito para crianças e jovens

Author Photo
9:14 am - 12 de setembro de 2024
Descarte lixo eletrônico. Imagem: Shutterstock

Um estudo da ONU mostra que a geração mundial de resíduos eletrônicos já é cinco vezes mais rápida do que a própria reciclagem desses produtos. E o Brasil ocupa a triste marca de segundo maior consumidor das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Por aqui, são produzidos por aqui 2,4 milhões toneladas do chamado e-lixo, o que torna urgente a reciclagem desses produtos, pois o descarte inadequado resulta em danos à saúde e ao meio ambiente.

Para “desapegar” de um eletrônico e fazer o descarte correto é preciso educação. Essa é a aposta da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que lançou nesta quarta-feira (10/09) uma campanha educacional destinada a crianças e adolescentes com o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Para atingir o público-alvo e ajudar a propagar a mensagem para toda sociedade, a entidade fechou uma parceria com Manual do Mundo, canal do YouTube com mais de 18 mil inscritos que aborda ciências e curiosidades.

Diretamente de um dos centros de reciclagem parceiro da ABREE, localizado em Cabreúva (SP), Iberê Thenório, do Manual do Mundo, explica o passo a passo do processo de reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos com uma linguagem acessível e divertida. No projeto, também há um guia de reciclagem, além de quizzes e brincadeiras como cruzadinhas e caça-palavra. O conteúdo está disponível gratuitamente neste link e é uma opção para professores trabalharem a temática dentro da sala de aula.

“Estamos vivendo um momento de emergência climática que poderá ainda se agravar. O ABREE Educação traz oportunidades para que a sociedade como um todo possa estar mais consciente da importância do descarte correto dentro dos processos que a ABREE executa”, afirma Robson Esteves, Diretor-Presidente da ABREE. 

Campanhas itinerantes sobre descarte

A entidade oferece 3,5 mil pontos de recebimento em mais de 1,3 mil cidades do universo de 5.500 municípios brasileiros – a grande maioria está concentrada no Sul e Sudeste. Neste ano, foram realizadas 11 campanhas itinerantes em parceria com os municípios. “Fazemos um drive-thru para arrecadação dos aparelhos. Mas o principal motivo das campanhas não é arrecadação em si, mas trabalhar a educação ambiental conseguindo divulgar nosso trabalho, ensinar como a população fazer o descarte correto”, compartilha Hellen Brito, Relações Institucionais da ABREE.

A entidade enfatiza que o consumidor é o principal responsável pelo começo da logística reversa. Por essa razão, educação e conscientização são essenciais para o trabalho de reciclagem. Um exemplo é o município de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, que faz um mutirão de arrecadação de lixo eletrônico há 15 anos, antes mesmo da ABREE começar o trabalho no local. O resultado: 20 toneladas de objetos coletados apenas em um dia de campanha itinerante.

Como próximos passos, a entidade pretende fortalecer ainda mais a parceria com municípios e entrar em salas de aulas de escolas públicas e privadas para promover a educação ambiental, projeto previsto para começar em outubro no Distrito Federal.

Leia também: 3 dicas para o descarte de eletroeletrônicos

A ABREE reúne 54 empresas com 181 marcas no total, entre elas Nestlé, Philips, Singer, Roche, Panasonic. Para operacionalizar a logística reversa, o que envolve desde a coleta do aparelho eletrônico, o transporte e o descarte no centro de manufatura, a entidade utiliza os chamados “parceiros estratégicos”, empresas contratadas para apoiar cada etapa do ciclo de reciclagem. Entre elas estão Magalu e Grupo Mateus e Carrefour, responsáveis por pontos de coleta do lixo eletrônico e empresas de Ambipar Enviroment, Revert Brasil e Indústria Fox que apoiam nas demais etapas da operação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Carolina Buriti

Carolina Buriti é editora de conteúdo do Itaqui, distrito verde de inovação. Jornalista com especialização em Economia, atuou por mais de dez anos nos setores de saúde, negócios e TI, inclusive como editora-chefe das revistas Saúde Business e FH, site Saúde Business e Saúde Business Forum, antigos produtos da IT Mídia, hoje IT Forum. Colaborou em veículos como Uol e Projeto Draft. Agora, se dedica a pautas de ESG no portal IT Forum, além de ser editora do site Eu Capacito.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.