Era dos sistemas de segurança transacional antiquados acabou

Segundo Cyxtera, número de crimes virtuais cresce a cada dia, abrindo oportunidades para atividades ilegais

Author Photo
7:04 pm - 19 de setembro de 2018

Repleto de ameaças, o mundo virtual dificulta uma interação fácil e segura entre empresas e clientes. Segundo a Cyxtera, provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas por meio de todos os dispositivos, canais e serviços na nuvem, o número de transações on-line aumenta a cada dia, dando aos criminosos mais oportunidades de tirar proveito dos usuários.

Para Ricardo Villadiego, vice-presidente de Segurança da empresa, tecnologias antigas, pouco flexíveis e baseadas em regras geram mais custos operacionais e têm menor precisão. “Isso pode causar atritos com o usuário final e aumentar o risco de fraudes. Mas não precisa ser assim”, afirma.

“Unindo análise heurística, machine learning e inteligência artificial, é possível alcançar a flexibilidade necessária para se adaptar a um cenário de fraude em constante mudança”, explica o executivo. “Desta forma, é possível criar um processo simplificado, com menos custos para a empresa e uma experiência melhor para os usuários”, destaca.

AI contra o crime

Segundo Villadiego, um sistema de análise de comportamento com ampla cobertura oferece visibilidade sobre as ações realizadas em diferentes canais. “Tecnologias avançadas de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) e machine learning ajudam as instituições a fornecer um alto nível de precisão no monitoramento de transações”, afirma. “Deste modo, é possível melhorar a identificação de transações fraudulentas e legítimas e tentativas de login de dispositivos incomuns, além de facilitar a detecção de padrões de fraude conhecidos e novos”, explica.

Com isso, as companhias são capazes de complementar os sistemas legados de monitoramento de transações para proteger os clientes com detecção em tempo real. Para o executivo, esse fato comprova que a era dos sistemas de segurança transacional antiquados, que eram facilmente superados pelos cibercriminosos, acabou. “Com esse tipo de tecnologia, as empresas podem ficar tranquilas sabendo que cada transação será inteligente, conveniente e segura”, finaliza Villadiego.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.