A evolução da indústria audiovisual é constante. Prova disso está no desenvolvimento de novas tecnologias de som cada vez mais modernas, práticas e totalmente personalizadas. Semelhante ao vídeo, os produtos de áudio mais procurados são os que unem beleza e alta qualidade, tornando cada ambiente único e exclusivo.
Até poucos anos atrás, quando se falava em caixas acústicas, por exemplo, era comum pensar em produtos que deveriam ficar escondidos por questões estéticas. Hoje, já não é mais assim. “Ao oferecer soluções de áudio com acabamento sofisticado e várias opções de cores, o mercado passou a mostrar para arquitetos, designers e para o próprio consumidor que a caixa acústica pode se tornar um elegante objeto de decoração, capaz de harmonizar com a proposta estética de cada projeto”, afirma João Yazbek, diretor da AAT Audio, empresa especializada no setor. “E aqui entra também a questão da qualidade: quando ocultos, os alto-falantes não conseguem oferecer a mesma performance de áudio de quando estão à mostra”, explica.
Segundo ele, a ideia de deixar os equipamentos evidentes foi tão bem aceita que, atualmente, as caixas acústicas coloridas, especialmente o subwoofer, que é responsável pela reprodução dos sons graves em salas de home theater, tornou-se sucesso de vendas. “Existem até modelos que pode receber a mesma estampa do sofá ou das almofadas, algo inédito no Brasil”, completa Yazbek
Mas só beleza não é suficiente para chamar a atenção do consumidor em busca de soluções de áudio. Ele também quer ter em casa produtos de alta qualidade, com boa potência e recursos que facilitem a sua vida.
Uma tendência internacional que começa a ganhar força por aqui são as soluções wireless, que reduzem o uso de cabos de conexão. Essa característica é ideal para aumentar a mobilidade no ambiente de home theater, diminuindo os gastos com reformas. Para isso, existe um kit wireless, que permite o transporte direto dos sinais de áudio para as caixas acústicas sem precisar de cabos. “O mais interessante é que a ideia partiu dos próprios profissionais do mercado com base nos relatos de clientes”, esclarece Yazbek.
Segundo ele, essa é uma grande vantagem dos fabricantes nacionais do setor. “Nada substitui o contato direto com o público e a agilidade da fabricação local”. “Além de mais caro, por conta do dólar alto, o produto estrangeiro nem sempre atende às necessidades de cada país. Já uma empresa brasileira consegue chegar à mesma qualidade de um produto importado, com preço mais competitivo. ”
Para ele, que é especialista em áudio há 30 anos, os profissionais do setor devem conhecer, observar e comparar os produtos de áudio, sempre que possível.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…