Durante a pandemia, a contratação de novos profissionais migrou para o ambiente virtual, com entrevistas, dinâmicas e testes feitos totalmente on-line. A modalidade de recrutamento e seleção remota foi uma novidade para muitas organizações, que precisaram se adaptar ao novo cenário. Acostumados com olho no olho, candidatos também tiveram de se organizar para fazer entrevistas por videoconferência.
Leia também: Quer migrar de carreira para TI? Especialista recomenda seguir estas dicas
Mesmo com o futuro retorno aos escritórios, a tendência é que esse formato de seleção virtual continue sendo usado pelas companhias. Mas o que profissionais devem ter em mente para impressionar recrutadores numa entrevista de emprego remota?
Leia a seguir a entrevista com Denise Asnis, fundadora da startup de recrutamento e seleção Taqe, e executiva de RH da Natura por mais de dez anos. Ela conta o que muda numa entrevista remota e dá dicas para se preparar e se sair bem.
IT Forum: Quais as principais diferenças de uma entrevista remota para uma presencial? O que muda para o candidato? E para o recrutador?
Denise Asnis, da Taqe: Nas entrevistas virtuais, é mais difícil avaliar aspectos emocionais, que normalmente é feita nas entrevistas presenciais pela leitura de expressão corporal, postura e forma de se comunicar. Outro fator restritivo na entrevista virtual é quando o candidato não tem acesso à internet de qualidade. Entrevistas são prejudicadas se durante a conversa há congelamento de imagem, ou sincronicidade entre imagem e som. Por outro lado, a possibilidade de entrevistar virtualmente possibilita economia de tempo, maior foco/envolvimento e atenção das duas partes. Já para os candidatos, as entrevistas virtuais apresentam a possibilidade de economizar tempo no deslocamento. Também exsitem relatos de que as entrevistas são mais objetivas e claras.
IT Forum: Quais as vantagens para o candidato de entrevista por vídeo? E para o recrutador/empresa, quais os benefícios?
Denise: Para candidatos, além de possível redução de tempo e dinheiro no transporte tem a possibilidade de utilizar um rascunho, sem que o entrevistador tenha conhecimento, com casos e experiências importantes que ele não deveria se esquecer de comentar na entrevista. Terá também a atenção mais focada por parte do entrevistador. O fato de necessitar se conectar pela câmera de vídeo exige que os entrevistadores estejam com presença total na entrevista. Para as empresas e recrutadores, o ganho de tempo é irrisório, mas se torna mais produtivo, quando se faz entrevistas com mais de um entrevistador ao mesmo tempo. Uma vez que na entrevista presencial coletiva pode-se perder conteúdo porque o candidato fica perdido em quem prestar atenção ao longo da entrevista. O vídeo auxilia neste processo, porque o foco é sempre um, a tela do computador.
IT Forum: Entrevista remota funciona para todo cargo ou função?
Denise: Acreditamos que toda e qualquer função possa ser avaliada por meio de entrevistas on-line. E no caso de necessidade de se avaliar alguma habilidade ou conhecimento específico, pode-se pedir um teste on-line, para complementar.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…