A Enel X Brasil, a Leonardo e a TIM, todas multinacionais de origem italiana, assinaram nesta quarta (9) na Embaixada da Itália em Brasília (DF) um acordo de intenções para oferecer soluções conjuntas para cidades inteligentes. O portfólio combinado das empresas inclui energia, segurança e comunicações, e será oferecido no Brasil por meio de soluções integradas sob medida.
O acordo prevê que cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades em projetos de transporte, conectividade, transformação digital e energia. O acordo também prevê a identificação de possíveis cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado para que se tornem “laboratório vivo” de aplicações tecnológicas promissoras.
“Este acordo representa uma oportunidade única de capitalizar as habilidades de três empresas internacionais líderes que oferecem no Brasil um pacote integrado e completo de serviços em benefício dos cidadãos, promovendo o conceito de cidade inteligente, resiliente e segura”, diz em comunicado Francesco Moliterni, presidente da Leonardo do Brasil.
O acordo inclui serviços de e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Entre as possíveis aplicações desenvolvidas a partir da parceria está a implantação de tecnologias de segurança aos cidadãos, com conectividade e integradas a uma série de sensores inteligentes.
Também medição do clima e nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos. Para empresas e edifícios públicos, a parceria prevê soluções de engenharia, oferta de energia renovável em usinas de geração distribuída e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.
Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, diz que a parceria é importante para a construção de ofertas integradas aos clientes corporativos no país.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…