O termo transformação digital tem sido usado exaustivamente pelo mercado, mas ele ainda é pouco compreendido segundo estudos e consultores de mercado. Em razão desse cenário, iniciativas que deveriam ajudar a aprimorar e a acelerar os negócios são postergadas por falta de entendimento. O conselho de Diane Fanelli, COO da Divisão Platform Solutions Division da SAP, para driblar esse quadro é iniciar a estratégia por partes.
“Encontre uma área para começar a promover a transformação digital. Depois, veja os resultados e aumente a iniciativa”, ensina a executiva, que recentemente esteve no Brasil para encontrar clientes de diferentes setores da economia interessados no tema. Segundo ela, um quadro comum, hoje, é que toda companhia lida, de alguma forma, com a transformação digital e tenta entender como tirar vantagem dessa onda e por onde começar.
Para ela, o pior é não fazer nada e observar os demais avançarem em suas estratégias digitais. “Acreditamos que a transformação vai mudar os negócios e se sua empresa não puder impulsionar iniciativas como cloud, internet das coisas e big data, como será possível competir no mercado?”, questiona.
Como exemplo de como a transformação está impactando negócios de todos os tipos, Diane cita o setor de saúde. Uma empresa atuante do segmento na Alemanha criou um aplicativo que conectado ao dispositivo de monitoramento de diabetes, envia informações sobre nível de açúcar e qualidade do sono diretamente para o médico. Com as informações em mãos, o profissional pode ser pró-ativo em sua conduta e não esperar situações emergenciais acontecerem.
Outro exemplo é o Porto de Hamburgo, segundo maior na Europa, que tinha como meta dobrar o tráfego de navios por lá em cinco anos. A solução foi aprimorar a eficiência por meio de uma solução de logística que provê a gestão do porto com informações sobre a movimentação do lugar, além de espaço necessário para os barcos. “Trabalhamos com eles e outros parceiros para dar visibilidade sobre o negócio e assim foi possível atingir o objetivo traçado”, conta.
Simplificação
Diane reconhece que muitas empresas ainda contam com sistemas legados e esse cenário acaba sendo uma justificativa para CIOs não iniciarem seus investimentos na digitalização. No entanto, ela alerta: “transformação digital é extremante necessária para empresas que querem crescer e seguirem o lema reduzir hoje e investir no futuro. O CIO que não está pensando assim, provavelmente não continuará em sua cadeira no próximo ano.”
Segundo ela, o papel da SAP nesse contexto é ajudar os líderes de TI a mudar. Mas mais do que isso simplificar a gestão, o espaço necessário para rodar as soluções e dar a eles a habilidade de inovar, recurso vital nos dias de hoje.