Um penhasco cada vez maior está se formando entre organizações já realizam iniciativas digital versus aquelas que estão na fase de planejamento ou nem mesmo pensam no tema. É o que aponta novo estudo do instituto de pesquisas Gartner.
A pesquisa constatou que 32% dos líderes de organizações com receita anual igual ou superior a US$ 250 milhões disseram suas empresas estão inseridas na categoria negócio digital. No ano passado, o índice foi de 22%.
Para chegar a esses dados, o Gartner ouviu 304 profissionais nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália, entre maio e junho 2015, para compreender como as companhias estão identificando e explorando novas oportunidades de negócios com base no digital.
A pesquisa também revelou que a maioria das empresas que realiza iniciativas de negócios digitais não faz distinção entre estratégia de negócio digital e estratégia de negócio. Aqueles que atualmente encontram-se na fase de planejamento enxergam esses dois itens de forma separada. Na visão do Gartner isso pode dificultar a migração de algumas companhias para o digital e até mesmo resultar em falhas no processo.
Outros resultados da pesquisa mostram que executivos mergulhados nos negócios digitais estão agora investidos em pilotar e implantar a estratégia, enquanto que as organizações em fase de planejamento estão se concentrando na investigação e experimentação.
Além disso, entre os estímulos externos para os negócios se tornarem digitais é abraçar a tendência, seguida pela criação de um ambiente altamente colaborativo e apoio à mudança de tecnologia orientada para o cliente.
Quando questionados sobre o impacto do negócio digital nos próximos cinco anos, os líderes organizacionais esmagadoramente concordaram que o resultado é obter melhorias na experiência do cliente e engajamento, com 86%, organização da TI, também com 86%, produtividade da força de trabalho (84%) e organização de vendas (83%).