Notícias

Empresas buscam Kanban online para aumento da produtividade

Todo gestor busca estratégias para melhorar processos de produção e reduzir desperdícios. Dentre várias metodologias existentes no mercado, uma das mais usadas é a Just In Time (JIT). Basicamente, é um conceito que se refere ao controle da obtenção de materiais, que são adquiridos na medida e momento em que são introduzidos na produção. Criado no Japão pela fábrica Toyota, o Just In Time tem como propósito evitar situações em que o inventário exceda a demanda. Desta forma, liquida os encargos que a empresa tem ao lidar com excesso de insumos.

Esse modelo prevê a aquisição da quantidade exata de materiais necessária ao atendimento da demanda do distribuidor ou revendedor, sem que se produza excedentes. O estoque é mantido de forma a atender apenas a pedidos imediatos, o que minimiza custos com armazenamento e gerenciamento.

Outra vantagem do JIT é que a empresa se torna mais acessível aos clientes e capaz de atender melhor suas necessidades. Não há, por exemplo, esforços para a venda de um determinado produto por conta do número excessivo de unidades disponíveis em um armazém ou tentativas de persuadir clientes a levarem itens obsoletos apenas para se dar vazão ao estoque. Com menos custos, estoques enxutos e redução de desperdícios, a empresa pode se concentrar na melhora da qualidade de sua produção e responder de forma rápida e eficiente às demandas de seus clientes.

Apesar de seus benefícios, o JIT demanda controles rigorosos, sem o que se pode perder a capacidade de resposta às necessidades de produção. Uma ferramenta eficaz e que demanda baixos investimentos é o sistema Kanban. Usado para sinalizar necessidades de ação, pode ser aplicado até por meio de um mural com cartões (post its, entre outros). Porém, para a integração dos diferentes departamentos envolvidos na produção, principalmente para a efetividade do JIT, deve ser implementado em seu formato virtual.

Existem Kanbans virtuais que podem ser adequados a quaisquer departamentos de uma empresa dos mais variados tipos e portes. Com a ferramenta, pode-se delegar tarefas, acompanhar o status de cada uma delas, cobrar seus responsáveis, entre outros, sempre por meio da plataforma. O sistema propicia uma melhora significativa na gestão de empresas e projetos, o que é imprescindível no modelo JIT.

Com uma única plataforma, os gestores podem acompanhar níveis de estoques, listagem de prestadores e, com um controle apurado da taxa de produção, manter os pedidos de matérias-primas adequados. Dessa forma, por meio de planejamento e agendamento prévios, os materiais serão recebidos apenas no momento em que serão inseridos na produção. Sistemas Kanbans possibilitam que as tarefas seguintes sejam agendadas, bem como o recebimento dos insumos a ela necessários. Dessa maneira, a produção é equalizada em todos os processos e a produção é estabilizada de acordo com a demanda.

(*) Éder Baum  é fundador e CEO da Sabesim

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago