Empresas brasileiras direcionam 40% das ações de treinamentos para líderes

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) indica que cerca de 40% das ações de treinamento são destinadas para líderes. Para Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas e em excelência e atendimento pela universidade de Harvard e diretor-executivo da ABTD, o resultado do levantamento aponta a conscientização estratégica sobre a real importância do papel do líder.
“Ele é o primeiro que deve estar certo com relação ao futuro. Se criar um ambiente incerto, o que geralmente ocorre em tempos de crise como o que já vem ocorrendo, toda sua equipe ficará insegura. Mesmo com medo, um líder necessita transmitir segurança em relação ao que está fazendo e de que o caminho escolhido, está certo”, destaca.
Quando uma liderança não desempenha o seu papel corretamente, pode resultar em incertezas diante da equipe ocasionando perda de foco, queda na produtividade e falta de engajamento. “Nas organizações, quando há muito turnover de colaboradores, com baixa retenção de talentos, muitas vezes isso é consequência direta da atuação do líder. O colaborador em geral não pede demissão da empresa e sim do seu chefe. Está formando então um cenário que pode proporcionar uma desmotivação em massa, além de uma provável desestruturação”, pontua o diretor.
O especialista elencou cinco lições de como liderar, para que as empresas possam superar desafios e conquistar clientes em momentos de adversidades:
1. Faça a sua equipe acreditar em você
Acredite na história da sua organização e a use para influenciar a todos. Se a pessoa que trabalha com você não acredita nisso, é porque acabou. Por isso, é preciso saber qual a visão, missão e valores que sustentam a empresa. A Disney, por exemplo, que é a empresa mais amada do mundo, tem um propósito de criar felicidade, e todos entraram nela.
2. Antecipe-se aos problemas
Todas as organizações e pessoas enfrentam problemas, diariamente. Para que você possa trabalhar com excelência, é preciso não somente resolvê-los da melhor forma possível, mas antecipar-se a eles. Dessa forma, vai sempre surpreender e ir além. Tudo deve ser problema de todos, sempre. Por isso, ouça seus clientes internos e externos, tenha diversos pontos de escuta. Receba críticas e saiba oferecer soluções.
3. Exceda as expectativas
Crie a magia no ambiente de trabalho, oferecendo sempre um pouco mais do que os clientes querem, ou seja, criando experiências inesperadas para eles. É importante entender o que, de fato, sua organização fornece. Em outras palavras, qual o impacto emocional que o seu produto ou serviço proporciona, como faz isso, para quem e quais meios usa. Sempre tenha em mente que todos são únicos e importantes.
4. Cuide obsessivamente dos detalhes
Estar atento aos detalhes é algo que traz resultados palpáveis. Se você tiver esse cuidado, a sua empresa vai ganhar sempre. Toda a vez que um cliente entrar em contato com a sua organização, você tem a oportunidade de criar valor.
5. Celebre cada sucesso
Comemore cada resultado sempre. A energia positiva que vem de uma celebração se espalha e contagia todos que estão a sua volta. A energia de cada vitória ajuda a enfrentar a próxima batalha. Não perca a chance de celebrar suas conquistas, vitórias e superações. Isso alimenta a organização, a equipe e os clientes, pois acima de tudo, e uma diversão poder está sempre em festa. Renove-se todos os dias.