A grande maioria dos executivos (87%) reconhece o valor dos aplicativos móveis para seus negócios, mas poucos estão bem preparados para implantar e manter esses apps com êxito, aponta um estudo realizado pela Accenture. No Brasil, 88% acreditam que apps são ferramentas necessárias para aproveitar de forma plena os benefícios das tecnologias.
Durante os estágios de desenho e construção do desenvolvimento de um aplicativo, apenas 52% empregam um programa de teste com espaço para feedback de usuários, de acordo com o levantamento. Seguindo esta linha, apenas 48% trazem a parte de relatório de uso e analytics como ferramenta para entender quaisquer pontos de queixa dos usuários em apps de conversa ao vivo.
“As empresas não estão prestando atenção suficiente aos seus apps. Nove entre dez participantes nos disseram que veem alta demanda de clientes por aplicativos móveis efetivos, mas, apesar disso, metade deles sentem que apps móveis não podem ser apropriadamente seguros para suas propostas de negócios, e apenas 45% deles têm relatórios de acidentes”, diz Abhijit Kabra, líder da prática de aplicativos móveis da Accenture Digital – Mobility.
Para o executivo, a obtenção de melhores resultados de aplicativos é fruto de testes rigorosos antes do lançamento e gerenciamento robusto dos apps, logo que implantados. Isso não apenas ajuda a oferecer a melhor experiência ao usuário, mas também a assegurar que os desafios em segurança estão sendo tratados como uma prioridade, de acordo com o especialista.
“Nós descobrimos que muitas corporações estão negligenciando a necessidade de melhora contínua de seus apps já existentes”, diz Kabra. “Desta forma, eles arriscam perder seus investimentos.”
O gerenciamento de aplicativos durante seu ciclo de vida ajuda a evitar um comprometimento do desempenho que pode frustrar os usuários e criar uma má experiência ou levar a uma falta de segurança.
Metade dos participantes da pesquisa (49%) citaram a segurança como o grande desafio enfrentado no gerenciamento e desenvolvimento de apps móveis. No caso do Brasil, este percentual sobe para 60%, o segundo maior entre os países pesquisados, perdendo apenas para a China.
Depois da segurança, o segundo maior desafio citado foram as questões de performance, tal como acidentes e bugs (37%, no Brasil e no mundo). Por outro lado, apenas pouco mais da metade (55% no mundo e 56% no Brasil) fazem uso de qualquer ferramenta para achar ou consertar bugs para ajudar a superar o problema.
“Os aplicativos estão se tornando críticos para acessar informações de negócios para tomadas de decisão em tempo real, seja para gerenciar processos industriais, colaboração de empregados, programas de treinamento ou a experiência do usuário”, diz Kabra. “A experiência do usuário e o desempenho do app são mais importantes do que nunca. Nossa pesquisa mostra que os líderes de negócios claramente precisam se dedicar ao gerenciamento de aplicativos para terem certeza de que estão tirando o máximo proveito de seus investimentos”, conclui.
O relatório “Growing the Digital Business: Spotlight on Mobile Apps” (Crescimento do Negócio Digital: Destaque para os Aplicativos Móveis) foi realizado com cerca de 2 mil executivos sêniores, em 15 países.