As empresas na América Latina estão cada vez mais usufruindo das redes sociais para comunicação interna e externa. Isso é o que aponta uma pesquisa realizada pela Frost & Sullivan.
De acordo com o estudo, 75% das empresas entrevistadas implementaram políticas de uso de mídias sociais por conta do seu uso extensivo, e cerca de 66% delas têm funcionários dedicados ao uso dessa ferramenta. Plataformas sociais empresariais também são utilizadas, representando um total de 55% das empresas.
“Empresas de médio e grande porte tendem a usar as mídias sociais para colaboração interna mais que empresas pequenas, mas a diferença não é muito grande”, afirma Tonya Fowler, diretora global de pesquisa do consumidor da Frost & Sullivan. “Empresas médias, por sua vez, são as que melhor gerenciam o uso público de mídias sociais. As grandes corporações são as que vêem mais valor, no entanto, enquanto uma pequena parcela das pequenas empresas não vêem valor algum”.
A vertical que registra o maior impacto do uso público de mídias sociais na receita é o setor de saúde, de acordo com o estudo. Já o setor de educação é o que mais usa mídias sociais para colaboração interna, diferentemente do varejo e da indústria.
Dentre as ferramentas mais utilizadas para a comunicação estão notebooks, smartphones e mensagens instantâneas. A telefonia também aparece na lista, sendo uma ferramenta essencial por empresas.
“Notebooks, mensagens instantâneas e smartphones são as ferramentas de comunicação mais comuns hoje, usadas pela maioria das empresas, mas as três devem sofrer um declínio no uso nos próximos três anos”, disse Tonya. “VoIP, por sua vez, são de longe a ferramenta mais disseminada dentro das empresas, usada por grande parte dos funcionários, seguida das mídias sociais. No entanto, a popularidade e alta frequência de uso dos smartphones e do VoIP indica que o serviço de voz continua sendo essencial para a maioria das empresas.”