Notícias

Empresas aceleram investimentos em apps para driblar crise

Estamos vivendo o auge (será?) da pandemia de COVID19 no Brasil, e com três meses de isolamento social em algumas cidades, muitos consumidores e empresários já se vêm habituados a este “novo normal”. Da noite para o dia, muitos líderes viram suas robustas estruturas de vendas serem reduzidas apenas aos canais digitais, e pequenos negócios tiveram que se adaptar a serviços terceirizados de vendas online, como apps de delivery, e, sendo enfim forçados pela situação a submeterem seus produtos a um universo diferente.

Além das consequências imediatas da crise, está claro que o isolamento social está acelerando o futuro dos serviços digitais, anos de mudanças de comportamento agora estão acontecendo em semanas. O papel-moeda está finalmente sendo abandonado, estudantes estão se habituando ao contato com seus professores através de videoconferência, e empresas aprenderam que o home office é viável.

Segundo a AppsFlyer, entre Março e Maio deste ano, o uso de aplicativos financeiros de bancos tradicionais aumentou em média 53%, aplicativos de compras tiveram aumento de 80% em instalações e 50% de aumento em receita. Apps de Delivery tiveram picos impressionantes de até 700% de aumento em downloads em algumas semanas de Abril na cidade de São Paulo.

O que podemos analisar desta situação é que os padrões de movimento se altearam, antes os consumidores iam até os vendedores, e agora são os vendedores que devem mais do que nunca entrar nas casas dos consumidores, e o que era antes uma praticidade oferecida por grandes empresas, hoje é uma necessidade para todos, com consumidores colocando a mudança para o digital em velocidade rápida.

A mudança é cultural tanto nas empresas quanto na vida das pessoas. Gerações mais jovens e mais habituadas ao mobile, aumentaram o uso pela necessidade de novos serviço por apps. Porém, passaram a ensinar os idosos a utilizar o formato, criando na pandemia uma inclusão mobile por conta do confinamento e da preocupação com os mais velhos.

Esse cenário mostra que as empresas precisam mais do que nunca se adaptar a transformação digital mobile, pois os consumidores já estão adaptados. Seja como for a melhor forma para cada tipo de negócio, o futuro passará pelo aplicativo!

*Marlon Luft, Gerente de Marketing LATAM, AppsFlyer

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago