A tecnologia é uma das aliadas do Grupo Luta Pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, para agilizar o atendimento de consultas para os pacientes em tratamento oncológico na instituição de saúde. Nessa semana, passa a operar formalmente a plataforma TM2 Digital, desenvolvida pela empresa uberlandense Neppo Soluções em TI, que automatiza, organiza e torna mais ágil o atendimento via canais digitais. O sistema foi disponibilizado gratuitamente, como forma de contribuição da empresa, para ajudar a melhorar o atendimento aos pacientes.
Com o TM2 Digital, a equipe de atendimento do Hospital do Câncer passou a fazer o agendamento de consultas por meio de aplicativo de mensagem (WhatsApp). Ao sair do consultório médico, basta o paciente enviar uma mensagem, informar dados pessoais e fazer o agendamento do retorno. A primeira parte do atendimento é automatizada e permite vários acessos simultâneos, o que reduz o tempo de espera. Na segunda parte, a equipe de profissionais do Hospital continua a conversa e faz o agendamento. Tudo pelo aplicativo.
Em janeiro, primeiro mês de utilização após os testes, foram realizados 950 atendimentos, que resultaram no agendamento de 338 consultas e 119 procedimentos de radioterapia. Além de não precisar mais se deslocar até o Hospital, os pacientes e a instituição de saúde podem manter o histórico de conversas. Tudo fica registrado no administrador do sistema, o que permite o resgate, caso haja alguma dúvida. Anteriormente, apenas uma pessoa fazia o atendimento via Whatsapp Corporativo. Atualmente, a equipe conta com oito profissionais que se revezam em turnos e podem atender simultaneamente mais de um paciente. A implantação aconteceu em outubro de 2018.
Atendimento nas redes digitais
O TM2 Digital é uma plataforma desenvolvida para simplificar a maneira como as empresas se comunicam em suas redes digitais. Ele é capaz de integrar diferentes canais (Whatsapp, Messenger, Skype, e-mail) e automatizar alguns processos repetitivos, como tirar dúvidas, gerar segunda via de boletos bancários, gerar protocolos, etc. A Neppo trabalha com a utilização de tecnologias como inteligência artificial e sistemas cognitivos para ajudar as empresas em seus desafios de automatização de atendimento. O sistema foi disponibilizado gratuitamente, em parceria com o Grupo Luta Pela Vida. Com a doação, a Neppo passa a fazer parte do Programa Empresa Amiga da Cura, projeto da ONG que destaca as empresas que contribuem de forma socialmente responsável na luta contra o câncer.
Para Rafael Gouveia, CEO da Neppo, a proposta de doar o TM2 Digital para o Hospital do Câncer teve como principal objetivo contribuir para facilitar a vida dos pacientes, mas também colocar a tecnologia a favor de uma causa social. A plataforma já atende grandes empresas da cidade, nos segmentos de telecomunicações, imobiliária, saúde, transporte, entre outros.
Renato Pereira, presidente do Grupo Luta Pela Vida, comemora a parceria que vai auxiliar no atendimento do Hospital. “Para nós é uma alegria contar com a NEPPO como uma parceira dentro do Hospital, principalmente por nos ajudar em um processo que atua diretamente na rapidez e comodidade do atendimento aos pacientes. Contar com o apoio das empresas para nos ajudar a manter e, principalmente melhorar o atendimento, é muito importante para nós. Tornar o tempo e a forma de atendimento mais prática também é uma forma de humanização. É muito bom ver que os avanços tecnológicos podem e devem melhorar a luta contra o câncer”, conclui o presidente.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…