“Deixamos tudo para trás e mergulhamos em um universo jamais explorado para crescer”, enfatiza Raul Cesar, Chief Product Officer da Winov Cloud Computing, uma empresa jovem no ramo da tecnologia em nuvem, mas que vem crescendo exponencialmente no mercado nos últimos anos, com uma previsão de faturamento de R$ 12 milhões em 2019 e possui como concorrentes as gigantes Google Cloud e Amazon Cloud.
A frase citada por Raul é repetida por todos os sócios da empresa quando questionados sobre o nascimento da Winov e a sua imersão no ramo da tecnologia hiperconvergente em nuvem. Tudo começou quando seis amigos, que trabalhavam juntos em uma consolidada empresa de TI em Curitiba (PR), decidiram inovar para avançar no mercado da tecnologia.
O que no início era apenas mais um produto dentre os demais serviços oferecidos pela empresa, em dois anos passou a ser o foco de todas as ações: tornar-se o primeiro fornecedor de cloud com tecnologia hiperconvergente do Brasil. E, assim, após fechar a antiga empresa, criar um escritório novo, identidade nova e um novo modelo de negócio a Winov Cloud Computing nasceu com a intenção de transformar o modelo de computação corporativa em nuvem. A atitude dos sócios pareceu arriscada, mas desde 2015 a única palavra que soa dentre os corredores da empresa é: sucesso.
Desde a sua fundação, a Winov já acumula pouco mais de 70 clientes que usufruem das tecnologias oferecidas pela empresa, dentre eles Linx, CittaMobi, Mercado Móveis, OAB-PR, PNCQ, Eletrofrio. Somente em 2018 a empresa registrou 81% de crescimento – comparado ao ano anterior -, enquanto as empresas, em geral, cresceram em média no Brasil de 6% a 10% e 15,26% nos EUA, fazendo com que o faturamento anual da Winov chegasse a R$ 8,5 milhões.
Para esse crescimento, a empresa destaca que investiu R$ 2,5 milhões em novas tecnologias, somente no último ano. Agora, para 2019, a perspectiva é de alcançar R$ 12 milhões a mais em faturamento anual, chegando ao total de R$ 20,5 milhões. Tudo isso aconteceu sem investimentos externos ou dependência de bancos, tornando a empresa financeiramente sustentável.
Mas você deve estar se perguntando como e por que a empresa de cloud fez tanto sucesso em tão pouco tempo, não é? Pois bem. Tudo é baseado na cultura humanizada que a empresa utiliza em sua gestão. Ela gere desde o tratamento dos funcionários até o sucesso de seus clientes. O lema da Winov é: proporcionar experiências inovadoras, e seu nome foi inspirado na frase “We Innovate” que significa “nós inovamos” no bom e velho português.
Para isso, Raul César, Chief Product Officer da Winov, explica que inovar não é apenas trazer algo totalmente novo para o mercado, mas também modificar o que existe, melhorando a experiência dos clientes. E, é isso que a Winov faz. Empresas mundiais renomadas de cloud oferecem o mesmo produto que a novata empresa de Curitiba (PR), mas não da mesma maneira. Google, Amazon e Microsoft, concorrentes diretos da empresa, são grandes exemplos de empresas de nuvem, mas que possuem um modelo de negócio restrito, sem arestas e possibilidades para o consumidor, além de não fechar o negócio do jeito que o cliente deseja. “Nós detectamos o problema do cliente e resolvemos. Não importa se precisamos ficar sete horas no telefone com o empresário ou se precisamos ir até eles, nós vamos e resolvemos! ”, destaca Raul.
A estrutura de servidor usada pela Winov é a chamada hiperconvergente, ou seja, ao invés de racks que são montados com os componentes necessários para subir um servidor como se fosse um Lego, o Nutanix, dispositivo compacto, escalável e de fácil manutenção, reúne todos os eles com redundância e eficiência, o que une praticidade, alta performance e tecnologia avançada em um único lugar.
A principal dificuldade que a empresa enfrentou no mercado foi a desconfiança do público na hora de inovar. “É uma dificuldade tradicional do mercado de nuvem, não exclusiva nossa. Os gerentes de TI das empresas ainda têm essa limitação intelectual das tecnologias recentes e preferem ficar amarrados nos modelos de negócios antigos”, explica Raul.
Tentando driblar essa dificuldade, a Winov aposta no antigo “boca a boca” de uma maneira completamente inovadora. Oferece mensalmente jantares para apresentar cases de sucesso, com o próprio cliente contando sua experiência com a empresa para parceiros comerciais. Após esses jantares, o gerente comercial da Winov entra em ação, ao conversar com os presentes nos jantares, que são pequenos, com foco individual. “Nós não temos o dinheiro que a Google e a Amazon têm para anunciar em um banner no aeroporto de Guarulhos. Nós precisamos de clientes evangelistas, que saibam que mudamos a vida deles e que passem isso para a frente”, conta Raul.
Além disso, a Winov aposta na comunicação e no marketing para ter resultados a longo prazo e em um time altamente capacitado, não apenas os profissionais da área técnica, mas o de vendas também, já que o vendedor não pode confiar que o cliente saiba tudo o que ele está falando. O ideal é se basear em um processo de vendas construtivo, entendendo a limitação do cliente e conduzindo ele para o que chamam de “jornada para a nuvem”, fazendo com que o cliente assimile, decida trocar os servidores, passe pelo processo de higienização e migração, entrando, finalmente, para a nuvem da Winov.
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