Os Emirados Árabes Unidos (EAU) querem proteger a história e a herança do Oriente Médio, levando em consideração as contribuições valiosas da região ao progresso da humanidade. Por isso, o Dubai Museum of the Future Foundation, a Unesco e o Institute for Digital Archaeology (IDA – Instituto de Arqueologia Digital), com sede no Reino Unido, anunciaram joint venture entre a Universidade de Harvard e a Universidade de Oxford, para documentar os sítios arqueológicos na região para reconstruí-los por meio de impressão em 3D.
O projeto global da Fundação Museu do Futuro de Dubai vai documentar os monumentos de herança da região ao tirar 1 milhão de imagens digitais desses sítios usando tecnologia de imagem tri-dimensional até o final do ano de 2015.
Segundo Roger Michel, diretor-executivo do Instituto de Arqueologia Digital, com o apoio da Fundação Museu do Futuro de Dubai, o Instituto de Arqueologia Digital vai redobrar seus esforços para restaurar a paisagem do Oriente Médio e os grandes símbolos da herança cultural da região compartilhada que foi destruída ou desfigurada.
Saif Al-Aleeli, CEO da Fundação Museu do Futuro de Dubai, relata que a parceria acontecerá como parte da visão estratégica da Fundação Museu do Futuro de Dubai para edificar uma cooperação de longo prazo com instituições acadêmicas e científicas, além de centros de pesquisa em todas as áreas.