A EMC está reforçando sua linha de produtos e soluções para dar suporte à Data Lake Foundation, infraestrutura de armazenamento que apoia a solução Business Data Lake, que reúne dados e aplicativos, oferecendo lógica analítica.
A fabricante, que no ano passado lançou a plataforma Isilon S210, anuncia que fortaleceu o potencial da tecnologia e agora ela tem capacidade aumentada em duas vezes e meia com a plataforma Isilon HD400, que pode chegar a 50 PB em um só cluster.
De acordo com Sam Grocott, vice-presidente sênior da divisão de tecnologias emergentes da EMC, ela é adequada para clientes que precisam de uma plataforma poderosa, dimensionável e de alta capacidade para armazenar entre 2 PB e 50 PB, utilizada para arquivo morto, recuperação de desastres e criar uma Data Lake Foundation de alta capacidade. Ele acrescenta que a solução reduz em 50% os custos operacionais, o que inclui despesas com energia, resfriamento e área ocupada pelo data center.
A empresa também incluiu em sua família de soluções o sistema operacional OneFS 7.2 que dará suporte às recentes versões dos protocolos Hadoop, inclusive HDFS 2.3 e HDFS 2.4.
Como parte da estratégia de Big Data, a EMC estabeleceu ainda parceria com a Hortonworks, que já está certificada para executar suas tecnologias no Isilon Data Lake Foundation. Com isso, diz Mitch Ferguson, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Hortonworks, as organizações podem agora usar sua capacidade de armazenamento compartilhado para lidar com novas cargas de trabalho analíticas e obter mais valor dos dados.