Notícias

Embratel lança serviço de armazenamento de dados na nuvem

A Embratel lançou duas soluções de Storage as a Service: a Cloud Storage e a Network Storage. Os serviços oferecem armazenamento de arquivos e objetos na nuvem da Embratel, com acesso via internet e rede privada. E os clientes podem pagar conforme o uso. Os novos produtos de armazenamento de dados integram o portfólio de segurança da empresa, e foram anunciados durante o Futurecom 2016, que acontece até dia 20 de outubro, em São Paulo.

“As ofertas Cloud Storage e Network Storage vieram complementar nossa família de serviços em nuvem, tornando o portfólio de produtos da Embratel ainda mais completo, com maior abrangência e mais benefícios para empresas de todos os tamanhos”, diz Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel. Segundo ele, as duas modalidades garantem alta disponibilidade de dados armazenados, com SLA (garantia de nível de serviço) de 99,9%, atrelada à alta performance e desempenho da rede da Embratel.

 A Cloud Storage da Embratel é uma plataforma escalável para armazenamento, gerenciamento e distribuição de objetos na nuvem via internet, com alta disponibilidade e durabilidade. De acordo com a empresa, é ideal para guardar e disseminar conteúdos como sites e sistemas virtuais, fazer backup on-line e armazenar grande volume de dados como imagens, músicas, documentos, e-mail, entre outros. Utiliza o software de código aberto OpenStack para gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas, funcionando independentemente de servidores e de outros equipamentos.

Já com a Network Storage, a empresa afirma que o cliente consegue ampliar o desempenho e a capacidade de sua infraestrutura, associando seus servidores a uma solução de armazenamento de arquivos de forma centralizada, escalável e baseada na plataforma NAS – Network Attached Storage (armazenamento conectado à rede). A solução é recomendada para o armazenamento de volumes de tamanhos e desempenhos variados, que precisam estar acessíveis por rede privada, via protocolo NFS – Network File System (diretório virtual de compartilhamento entre computadores conectados em rede).

O serviço ainda permite que arquivos salvos na rede sejam acessados ou compartilhados por mais de um dispositivo. Para contratar a oferta de Network Storage, é necessário que o cliente já possua servidores conectados ao data center da Embratel.

O portfólio de produtos da empresa permite ao cliente terceirizar toda a sua infraestrutura de TI, inclusive com soluções como as de Cyber Intelligence, Data Center Virtual, Core Infrastructure, Network Suite, Experience Monitoring, Backup e Storage Protect, Security Services, Managed Services e Disaster Recovery.

As soluções de Storage as a Service podem ser utilizadas em conjunto com a nova oferta de Cyber Intelligence, que está sendo lançada no mercado esta semana para proteger empresas de ataques cibernéticos e de invasões capazes de colocar em risco suas estruturas de TI e de Telecom. Também podem ser integradas a outras soluções da Embratel, como o Data Center Virtual, que é uma linha de serviços capaz de unir a flexibilidade das soluções hospedadas em Cloud com a robustez do Hosting gerenciado.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago