Grupo Elfa fatura R$ 100 mi com ferramenta que usa IA generativa em cotações

Solução feita com AWS, A3 Data e FCamara automatiza inteligência e processamento de e-mails de pedidos e orçamentos

Author Photo
10:35 am - 08 de maio de 2025
Imagem: IT Forum

O Grupo Elfa, rede de serviços e soluções logísticas para o setor de saúde, conseguiu, em cerca de oito meses, obter mais de R$ 100 milhões em vendas após adotar uma ferramenta proprietária de inteligência artificial generativa (GenAI) programada para triar, analisar, estruturar e processar cotações. A CotAI, como foi chamada foi desenvolvida pela A3Data e pela FCamara sobre tecnologias da Amazon Web Services (AWS).

Antes dela, a empresa enfrentava um cenário em que as equipes de vendas recebiam mensalmente, por e-mails e mensagens, pedidos de cotações de mais de 800 mil itens. Os pedidos chegam em diferentes formatos – corpo do e-mail ou mensagens, arquivos PDF, planilhas, imagens ou arquivos de texto – dificultando a interpretação dos dados.

Inserir os dados manualmente no CRM é um gargalo para o time, já que até 50% dos itens sequer eram precificados.

Leia também: Inovação, ESG e propósito: Dilma Campos propõe novo modelo de negócios

“Estamos constantemente buscando identificar como a tecnologia pode impactar positivamente o negócio, especialmente em termos de eficiência. Quando percebemos o ‘gap’ nessa modalidade específica de vendas, buscamos parceiros para desenvolver uma solução robusta e que coloca a inteligência artificial realmente a serviço da operação”, conta em comunicado Rafael Tobara, diretor executivo de tecnologia, digital, inovação e experiencia do cliente do Grupo Elfa.

A companhia buscou soluções para automatizar o processamento dos e-mails de cotações, mas percebeu que não havia produtos prontos que atendesse essa necessidade. Decidiu então desenvolver a ferramenta internamente, e firmou parcerias com A3Data e FCamara, com apoio da AWS, após prova de conceito.

Após cerca de oito meses de uso, a CotAI permitiu aos vendedores reduzirem em cerca de 40% o tempo despendido anteriormente, aumentando as cotações enviadas e as taxas de conversão. “Além da melhoria na rentabilidade e incremento no faturamento, percebemos também ganhos de eficiência operacional e, claro, redução de custos. Em poucos meses já é possível afirmar que percebemos um crescimento relevante nos resultados”, diz Tobara.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.