É preciso pedir autorização para indicar uma referência profissional?
Em novo artigo sobre o assunto, a empresa especializada em recrutamento Robert Half dá dicas sobre o que fazer nesta situação

Diferentes empresas solicitam os contatos de referências profissionais para saber mais sobre o perfil e o histórico do candidato em um determinado processo seletivo. Mas como proceder nesses casos? É preciso avisar e/ou pedir autorização aos ex-colegas de trabalho antes de indicá-los como referências profissionais?
De acordo com um post recente sobre o assunto feito pela empresa especializada em recrutamento Robert Half, a resposta é: não necessariamente. “Se quiser, você pode avisar as pessoas, até para que elas saibam que podem ser chamadas e fiquem atentas a isso”, afirma a companhia no texto.
No entanto, como aponta a própria Robert Half, também é comum que os recrutadores estendam o processo de checagem de referências a outras pessoas que não estejam na sua lista de indicações – o que impossibilitará que você as avise, por exemplo.
“Daí vem a necessidade de sempre mantermos um bom relacionamento interpessoal”, afirma a Robert Half. De acordo com a empresa, “não se trata de agradar as pessoas por interesse, mas, sim, de entender que, apesar de possíveis divergências, devemos manter relacionamentos cordiais”.