A pandemia do novo coronavírus popularizou o hábito de se comprar – quase tudo – online. Segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, o mês de junho conquistou aumento de 194% no número de transações no e-commerce quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Segundo análise da Rede, o aumento no número de transações seria reflexo da acelerada digitalização do comércio em função das medidas de isolamento social e pelo delivery, que continua em alta.
Entretanto, justamente porque boa parte das compras online estão relacionadas à entrega de comida, o tíquete médio – que sempre foi mais alto do que no varejo físico – caiu 40% no ano contra ano, ficando em R$ 142.
Enquanto isso, o desempenho do varejo físico foi no sentido oposto: enquanto o tíquete médio cresceu 9% em comparação ao mesmo período em 2019, a quantidade de transações caiu 15%. “Sinal de que o brasileiro saiu menos de casa e, quando saiu, gastou mais, pensando no abastecimento para períodos maiores”, explica Eduardo Amorin, diretor da Rede.
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