DreamONE aposta em conteúdo para falar de cimento nas redes sociais

A DreamONE provou que é possível fazer marketing criativo e original com todo e qualquer produto. Esse ano, a agência conquistou para a fabricante de cimento InterCement, empresa detentora das marcas Cauê, Zebu, Cimpor e Goiás, o expressivo número de 200 mil seguidores no Facebook – um público engajado e fiel às marcas.

“O marco de mais de 200 mil seguidores é apenas um símbolo do sucesso desse projeto. Nós medimos melhor isso pelo nível de engajamento desse público nas redes sociais”, destaca Giselle Freire, Diretora de Planejamento da DreamONE.

Marketing de conteúdo para construtores
Como tornar o produto cimento atrativo para as redes sociais? Esse era o grande desafio da agência e a resposta estava no marketing de conteúdo.

“O Amigo Construtor nasceu como um blog que, mais do que divulgar uma marca de cimento, buscou levar informação e um relacionamento mais próximo com o consumidor final – o pedreiro”, diz Giselle.
Ela explica que o Amigo Construtor é uma plataforma digital, na qual os cadastrados têm acesso a vídeos e textos de dicas relacionados às suas profissões. Nela, os construtores também podem divulgar seus contatos profissionais e fazer cursos on-line.

Pedreiro presente na rede
No Facebook, além de divulgar esse conteúdo, a agência se tornou um espaço para valorização do profissional. Segundo a Diretora de Planejamento, a equipe de Social Media constatou na fase de pesquisa que, no ramo da construção civil, o marketing digital era mais voltado para engenheiros e arquitetos, e não para o pedreiro.

“Quando nós começamos a falar com esse público, ele se sentiu valorizado. Os pedreiros interagem muito, enviam fotos, opinam, pedem dicas de educação e até emprego”, ressalta Gisele.

A estratégia de comunicação inclui a figura de uma mascote que deu corpo à persona do Amigo Construtor – o Tião, um pedreiro que conversa com os demais construtores que acompanham a página, fortalecendo o relacionamento e humanizando a marca.

Nesses canais, a empresa também se relaciona com os colaboradores das revendas de materiais de construção e com os profissionais de obra como um todo (engenheiros, mestres de obra, eletricistas etc.). É a forma de agregar valor e tornar a marca reconhecida no setor.

Resultados
O resultado desse trabalho foi o aumento do mailing da empresa para futuras ações e a fidelização do público com as marcas.

“Descobrimos que é um público carente de conteúdo e estamos nos estabelecendo como referência na área de construção civil, o que atrai novas oportunidades de negócio”, afirma Diego Galan, Especialista em Business Intelligence da DreamONE.

A estratégia colocou a empresa à frente de todas as concorrentes no meio digital, tanto em número de seguidores, quanto em engajamento. Segundo Galan, a página tem um potencial alcance de 2 milhões pessoas por mês, com crescimento constante.

“As publicações têm, em média, 80 mil reações e 5 mil comentários por mês na página, chegando a ter picos de 10 mil, e todos esses comentários são respondidos. É a nossa estratégia para fidelizar esse público”, ressalta.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago