Divicom confere dinamismo à operação com Business Analytics da Totvs

Author Photo
1:55 pm - 24 de junho de 2015
Com o intuito de simplificar e aprimorar o controle da operação, a administradora de benefícios para o segmento de saúde Divicom adotou o GoodData, software de business analytics da Totvs

Em 2014, a empresa já havia migrado para o data center da Totvs com o intuito de ter sua infraestrutura na nuvem e depois passou a buscar uma ferramenta que facilitasse o acesso aos dados do sistema. De acordo com o gerente de TI da Divicom, Rafael Quadrotti, os dados em saúde estão dispostos de diversas maneiras, tornando o cenário complexo para ser analisado. “Anteriormente, não tínhamos tempo para analisar tudo. Precisávamos ter a mesma eficiência na tomada de decisão e informações dinâmicas como temos no dia a dia”, explicou. “Antigamente, montava-se a informação e agora você precisa de uma ferramenta flexível, que ajude a tomada de decisão. Hoje, as informações de que necessitamos chegam mais rapidamente.”

Após três meses de estudos e duas semanas de programação, a plataforma na nuvem foi desenvolvida e trazia as informações da empresa de forma compilada. O projeto piloto foi iniciado pela equipe de TI da Divicom, que há cerca de dez anos trabalha com dados dinâmicos de áreas pontuais. “Já tínhamos relatórios emitidos pelo Protheus, utilizamos o PLS (gestão de planos de saúde) e ferramentas adicionais. Assim, pegamos os indicadores e os colocamos de outra forma”, observa o executivo. Tais indicadores são extraídos e apontados no painel de gestão da solução de business analytics.

Com a solução, é possível visualizar informações comerciais, como carteira de clientes, cancelamentos, metas e ranking de vendas de forma simples e rápida, de acordo com Quadrotti. No cenário anterior, era necessário acessar o software de gestão e exportar as informações para o Excel se fosse preciso avaliar o desempenho de alguma parte do negócio – processo que poderia levar um dia inteiro de trabalho. O GoodData também atualiza as informações de hora em hora, o que ajuda a verificar o andamento das atividades e a gestão de relatórios mais rapidamente. “O nosso legado dos últimos 15 anos está ali na ferramenta”, diz o executivo.

A ferramenta foi utilizada primeiramente na área comercial da companhia e, para 2015, a ideia é implantá-la também no financeiro. “Hoje, a empresa é inteira em cloud e todas essas mudanças fizeram com que a nossa pequena equipe de trabalho pudesse exercer suas tarefas de forma mais inteligente”, encerra Quadrotti.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.