Digital saltará nos próximos meses, avalia especialista da FGV

Os próximos meses serão marcados pela consolidação de tecnologias e diversas mudanças no setor, na visão do coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli.

Entre os temas de destaque está o blockchain, tecnologia de código aberto mais conhecida por sua aplicação nas transações com criptomoedas. “Ela é especialmente relevante já que atende demandas de confiança, transparência e segurança, como negócios e contratos. Por enquanto, as implicações práticas ainda estão restritas a alguns grupos, mas esta é uma tendência em 2018, quando outras áreas encontrarão aplicações em formalizar e permitir a rastreabilidade de acordos de diversas naturezas” explica.

As criptomoedas chegaram para ficar. “Depois da explosão do bitcoin, 2018 será a vez de outras moedas virtuais como Ethereum, Litecoin e Dash ganharem espaço no mercado e também servirem como palco de grandes oscilações. Dificilmente veremos alguma delas alcançar a repercussão do bitcoin, mas teremos muitas se destacando e sendo boas apostas. Teremos movimentos de regulamentação e certamente outras ICO, Initial Coin Offfering”, aponta Miceli.

Na análise do especialista, o ano será mais produtivo para a inteligência artificial. “O setor promete apresentar soluções mais pragmáticas e o mercado irá aumentar o número de projetos desta natureza. Neste cenário a IBM se apresenta como um grande player.”

Outro aspecto que deverá ganhar relevância e espaço esse ano são as casas inteligentes. “Apesar de ainda enfrentar o entrave do idioma, as soluções para casas inteligentes irão ganhar força ao longo de 2018. Mais equipamentos conectados, soluções de iluminação, ampliação das soluções de segurança e maior possibilidade de controle via smartphones deverão chegar com mais força nos Estados Unidos e seguir o caminho para o Brasil”, explica.

A realidade virtual e a realidade aumentada já estão com seu lugar garantido no mercado, afirma o especialista. “As tecnologias que estão sendo adotadas em diferentes segmentos para captar clientes, fizeram o setor disparar no último ano e isso será mantido em 2018. Indústrias como a da construção civil já adotam o sistema para impactar nas vendas de empreendimentos luxuosos. O setor de entretenimento também deverá entrar com mais força nesse jogo”.

Para o e-commerce, a expectativa também é boa. “As plataformas continuarão crescendo, assim como os investimentos no setor. A confiança do público nas compras online ganhou força e consequentemente aumentará as vendas”, conclui Miceli.

 

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