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Design Thinking: ferramenta pode ajudar TI no avanço digital

Cada vez mais empresas lançam mão do uso do conceito de Design Thinking para gerar inovação. Mas o fato é que o conceito, aliado a boas metodologias, pode fazer muito mais por uma companhia, como lembrou o professor da FIA Nivaldo Marcusso, ao ministrar um workshop sobre o tema durante o IT Forum 2015, na Praia do Forte (BA).

Marcusso frisa que o conceito ainda está no estágio inicial no Brasil, ainda muito holístico e voltado a criar o novo, mas que as oportunidades que podem ser geradas, sobretudo na TI, vão muito além da inovação disruptiva. Um dos principais objetivos da atividade no encontro era mostrar como o conceito poderia ser aplicado no dia a dia da TI para criação de novos modelos de negócio.
“Quando levamos para a TI, eles entendem os modelos atuais existentes e usam os modelos digitais para criar coisas diferentes a partir da TI”, pontuou Marcusso. “O modelo pode ajudar o CIO a capitanear a transformação digital. Ele quer criar valor, que significa criar produtos, novos mercados ou novas experiências para o cliente. E o CIO tem a oportunidade de levar valor para o negócio, onde a tecnologia é o meio, mas serve para agregar valor ao cliente e também gerar novas receitas.”
Durante toda a atividade, Marcusso falou sobre a importância da inovação, ressaltando que na maioria das vezes ela não é de ruptura, mas sim incremental, mas cravou ser essencial pensar em modelos de negócio, sejam eles criados a partir do zero, ou utilizando instrumentos como o livro Business Model Navigator, que traz 55 modelos de negócios, sendo 17 deles voltados para o meio digital, ou seja, bastante útil para executivos de TI.
“O Design Thinking é busca de equilíbrio mágico entre negócios e arte, estrutura e caos, intuição e lógica, conceito e execução, lúdico e formal, controle e empoderamento. É a reinvenção com design transformador”, conceituou.
Diversos CIOs tiveram a oportunidade de assistir à aula e colocar em prática alguns dos conceitos levados por Marcusso, sobretudo, os modelos trazidos pelo Business Model Navigator. Das lições tiradas, uma das principais é a de sempre buscar um olhar diferente às coisas do dia a dia. Muitas vezes uma simples mudança no processo pode ser o ponto de partida para uma inovação ou mesmo para a exploração de algum novo mercado.

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