Com o desenvolvimento tecnológico alcançando novos patamares a cada dia, é esperado que as opções de acessibilidade digital ganhem upgrades.
No entanto, um estudo da BigData Corp indicou que essa realidade ainda está um pouco distante. Segundo o levantamento, apenas 0,46% dos sites brasileiros são considerados acessíveis.
Para determinar quais sites correspondem às expectativas, o teste de acessibilidade web da BigData leva critérios estipulados pelo World Wide Web Consortium (W3C) em consideração. Confira alguns, a seguir.
A maioria dos elementos no site (vídeos, fotos, gráficos, entre outros) precisa ter legenda ou rápida descrição em texto para ser compreendida pelo máximo de pessoas possível.
Os conteúdos em texto devem ser legíveis a todos. Termos incomuns precisam ser explicados. Além disso, é importante obedecer padrões de HTML, hierarquias de cabeçalhos, etc.
O site deve ser construído para o usuário realizar a navegação apenas com o teclado, sem o auxílio do mouse.
Essas dicas fazem parte do Movimento Web Para Todos e ajudam o seu site a atender aos mais diversos públicos. Continue de olho no IT Forum para mais informações sobre acessibilidade digital.