Departamento jurídico deve se preparar com urgência para o digital
Oito em dez departamentos jurídicos corporativos estão despreparados para apoiar as iniciativas digitais de suas organizações, de acordo com o Gartner. Os departamentos jurídicos “prontos para uso digital” – aqueles devidamente preparados e posicionados para apoiar os esforços de negócios digitais – podem aumentar a entrega de projetos digitais em tempo em 63% e aumentar o número de projetos digitais com medidas de gestão de risco adequadas em 46%, de acordo com pesquisa.
“O board está preocupado que as práticas legais e de conformidade existentes sejam incompatíveis com a velocidade com que os negócios digitais operam. A maioria das tentativas que vimos para remediar isso não oferece o equilíbrio certo entre a capacidade de resposta e o gerenciamento de risco adequado. Poucos departamentos jurídicos desenvolveram uma estrutura abrangente para a digitalização”, explica Abbott Martin, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
Com dois terços dos entrevistados esperando que seus modelos de negócios mudem nos próximos três anos, a digitalização se destaca como fator-chave para a mudança nos negócios no curto prazo. Os departamentos jurídicos devem se reorientar em torno de desafios de projetos digitais que aceleram os riscos legais e de conformidade existentes.
O levantamento identificou três desafios na iniciativa:
Direitos de dados, confiança do cliente e redes são ativos cada vez mais valiosos que precisam de salvaguardas legais.
Isso exerce uma pressão extrema sobre os controles legais tradicionais e de conformidade e práticas de gerenciamento de risco.
Isso exige novos modelos de governança da informação.
A maioria dos departamentos jurídicos corporativos não está pronta para enfrentar esses desafios. As 19% das organizações jurídicas que estão prontas para o digital oferecem projetos com três vezes e meio menos riscos de estarem incorretos e duas vezes e meia menos projetos atrasados.
O board que busca tornar suas organizações prontas para o digital deve priorizar quatro mudanças fundamentais nos processos de seu departamento, de acordo com Martin:
Um projeto digital típico tem seis membros da equipe, dez partes interessadas e uma ampla rede de parceiros nos quais a captura de valor depende. Muitas dessas partes interessadas têm mandatos pouco claros e papéis mal definidos. Ao esclarecer os papéis e os direitos de decisão na implementação e remover pontos de envolvimento desnecessários, os departamentos jurídicos podem evitar a lentidão, as transferências e a frustração endêmica dos projetos digitais.
As necessidades de um negócio digital mudam rapidamente, de modo que o jurídico deve responder rapidamente e em grande escala. O conselho geral deve abordar os obstáculos comuns, como a falta de tempo e as más habilidades de gerenciamento de mudanças, para construir um departamento capaz de mudar o modelo de serviço e inovar.
Negócios digitais levantam novos tipos de trabalho e questões legais. Isso requer uma mudança mental das obrigações legais tradicionais para uma abordagem de desenvolvimento que se concentre na identificação de habilidades baseada em necessidades e na transferência de experiência no trabalho.
Apesar dos crescentes riscos de governança da informação, apenas 37% dos líderes legais e de compliance indicam ter uma estrutura formal de governança de informações e a maioria dos adotantes anteriores se esforçou para criar modelos ágeis, autoritários e consistentes. O Gartner identificou uma nova estrutura de governança de informações “adequada para os negócios” que comercializa uma abordagem inflexível centrada em regras para um modelo centrado em decisões, que é mais capaz de acompanhar os projetos digitais.
“Conforme a digitalização se espalha pelas indústrias, o mesmo acontece com a severidade e a variedade de riscos de informação para as organizações gerenciarem. A boa notícia é que um modelo de governança ‘adequado ao negócio’ é flexível o suficiente para explicar o tipo de trade-offs do mundo real inerente às iniciativas digitais. Não é apenas verificar as caixas de requisitos regulamentares”, finaliza Martin.
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