A demanda por serviços de desenvolvimento de aplicativos corporativos irá crescer pelo menos cinco vezes mais rápido do que a capacidade de entrega de equipes de TI internas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner.
Esse aumento na demanda, de acordo com a consultoria, se deve à também crescente venda de celulares, que alcançará o patamar de 2,1 bilhões de unidades entregues em 2019.
Segundo o principal pesquisador e analista do Gartner, Adrian Leow, as empresas sentem dificuldades em desenvolver rapidamente, implantar e manter aplicativos móveis que atendam a demanda, já que é extremamente difícil e caro contratar desenvolvedores com boas habilidades .
A empresa de consultoria afirma que os funcionários da era digital atual utilizam, em média, três dispositivos diferentes em suas rotinas diárias e, com a tendência de ampliação da adoção de dispositivos vestíveis e da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), esse número deve aumentar para cinco ou seis.
De acordo com a consultoria, há 4 práticas que as empresas devem adotar se quiserem acompanhar – e lidar melhor – essa crescente demanda.
1) Priorizar o desenvolvimento de aplicativos
O objetivo é que as equipes de desenvolvimento de aplicativos estabeleçam processos para identificar as reais necessidades do negócio para não perder tempo com coisas que não serão de grande valor para a empresa.
2) Adotar uma abordagem de TI bimodal
Uma abordagem bimodal consiste na aplicação de dois modelos: o primeiro serve para orientar a criação de infraestrutura estável e APIs que permitam que aplicativos recuperem e entreguem dados para sistemas back-end sem afetar as aplicações corporativas, Já o segundo usa de alta produtividade e agilidade para entregar rapidamente apps front-end necessários para o negócio.
3) Usar ferramentas de desenvolvimento rápido de aplicações (RMAD)
Usar ferramentas de desenvolvimento que podem produzir aplicativos mais rapidamente é crucial para ajudar as empresas a preencher a lacuna entre a demanda e a oferta de aplicativos móveis.
4) Adotar uma acordagem de fontes mistas
As empresas querem manter o controle do desenvolvimento de apps, mas manter uma equipe e um ambiente de produção internos é difícil. Detalhes como design de experiência do usuário e testes podem ser feitos de forma mais eficiente por terceiros.