Dell Technologies acredita que nuvem híbrida vai dominar mercado

A nuvem caiu nas graças de empresas de todos os portes e segmentos. Algumas estão ensaiando suas estreias e outras já fazem uso massivo do modelo. Para a Dell Technologies, o cenário atual, e que deve se manter no futuro, é de nuvens híbridas. “A transformação digital está mudando as indústrias. O desafio da TI é ter de lidar com cargas de trabalhos tradicionais e as nativas da nuvem. Por isso, o novo mundo será um mix de cloud privada e pública”, opinou David Goulden, presidente para Dell EMC, durante abertura do Dell EMC World, em Austin (EUA).
Segundo ele, o mundo multicloud está batendo à porta e a Dell EMC está pronta para ajudar qualquer empresa em qualquer nível de uso de cloud a conquistar seus objetivos de negócios por meio do modelo. “Os benefícios dessa abordagem são reais, como 24% em redução de custo em comparação com a infraestrutura tradicional e aproximação facilitada com os objetivos de negócios”, listou.
O CEO e chairman da Dell Technologies, Michael Dell, também acredita que o mundo está caminhando para a nuvem híbrida, com forte apoio do software. Para chegar lá contudo, é preciso seguir três passos: modernizar o data center, automatizar todo o processo e transformar a TI para ser um provedor de serviços. “A nuvem é o local da TI, não apenas um modelo”, sentenciou.
No primeiro passo, modernizar, a chave é o uso de flash. “Seu data center tem um legado, mas, ao mesmo tempo, é necessário garantir mais eficiência e performance nele. A redução de custo com modernização do data center vai possibilitar inovações”, observou Michael.
Depois de modernizar, é vital automatizar a nuvem, por meio de arquitetura definida por software. Por fim, é preciso definir quais cargas de trabalho vão ficar dentro de casa e quais serão enviadas para a nuvem. “TI tem de ser um broker˜, aconselhou o executivo.
*A jornalista viajou a Austin (EUA) a convite da Dell Technologies