A Dell informa que passará a suportar, a partir de agora, drives em flash baseados na tecnologia TLC/3D NAND. A novidade, incorporada à família Dell Storage SC, vai permitir que a empresa ofereça soluções de armazenamento em flash com custo competitivo por gigabyte e compatível com as necessidades de empresas de todos os portes, das grandes às pequenas.
As soluções estarão disponíveis a partir de agosto no mercado brasileiro nas linhas Dell Storage SC8000, SC4020 e SCv2000. Segundo a companhia, o custo por gigabyte será o mesmo de discos mecânicos 15K RPM HDDs, porém com desempenho melhor, podendo chegar em até 24x, além da redução de latência, de consumo de energia e de produção de calor.
Fabio Galerani, gerente de Storage da Dell Brasil, aponta que o storage é hoje fundamental para as organizações, em razão do aumento explosivo na quantidade de dados armazenados e da necessidade de transformá-los em informações relevantes para o negócio. “Por conta disso, enxergamos que, cada vez mais, as organizações vão demandar soluções em flash ou híbridas – que combinam flash e discos –, e cujo custo, até o momento, tem sido um dos principais impeditivos aos projetos”, acrescenta.
Com os novos drives, disponíveis em capacidades de até 3,8 terabytes, o flash torna-se mais prático em qualquer escala, afirma a Dell. O Dell Storage SC4020 pode fornecer uma solução completa de 90 terabyte em 2U de espaço em rack. Além disso, as matrizes Dell Storage SC8000 podem suportar 62% mais flash para um total de até 3 petabytes de capacidade bruta de flash em único conjunto.