Somente em 2017, houve mais de 7,5 milhões de ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), segundo relatório da Netscout Arbor, que abrange aproximadamente um terço do tráfego global de internet. O alvo na grande maioria são empresas e o objetivo é sempre financeiro, detalhou Alceu Junior, gestor de segurança da informação e pesquisador de segurança.
Para Alberto Azevedo, pesquisador em segurança da informação, ataques do tipo são uma verdadeira covardia para as empresas. “A mitigação desses ataques é extremamente complexa. É um dos desafios mais complexos que enfrentamos em segurança da informação e assim será nos próximos anos”, disse o especialista na Campus Party, evento de tecnologia e internet, que acontece nesta semana, em São Paulo.
Azevedo explicou que a mitigação desse tipo de ataque tornou-se um grande problema, porque passa pela fragmentação da distribuição de pacotes em uma estrutura gigantesca, algo que só grandes companhias de internet conseguem fazer ao absorver o tráfego e distribuí-lo.
Nos últimos anos, ataques do tipo ganharam projeções na mídia porque passaram a ser grandiosos. “Antes, falávamos de ataques DDoS com cem estações. Hoje, são milhares de dispositivos, que geram 40 GB de tráfego”, explicou ele.
Azevedo contou que apesar de mirar grandes empresas, as menores já começam a fazer parte da lista de alvos dos cibercriminosos. Assim, disse, a recomendação para os negócios de menor porte é apostar em appliances contra DDoS. “Já há modelos disponíveis no mercado.” Para os usuários finais, alertou, um bom antivírus ajuda, e muito.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…