O grupo espanhol Telefónica, que conta com operações no Brasil com a marca Vivo, colocou seus data centers à venda. A informação foi compartilhada pelo jornal El País, que afirma que empresas norte-americanas como Digital Realy e Equinix, além do fundo de investimento Brookfield, já apresentaram propostas para compra das unidades.
Por meio de nota emitida na última sexta-feira (8/2), a empresa confirmou os rumores, dizendo que “baseada em uma estratégia de criação de valor e posicionamento estratégico, está explorando a possível venda de alguns de seus data centers”.
Os valores, segundo a reportagem, estariam na casa dos US$ 600 milhões. A Telefônica Brasil ainda não se pronunciou sobre o assunto e não se sabe se a venda inclui os data centers no País.
A companhia possui 25 data centers, distribuídos em nove países, nos quais oferece serviços para clientes e sistemas internos operadora. As instalações estão na Espanha, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, México e EUA.
No Brasil, o data center, localizado em Barueri (SP), foi inaugurado em 2012, com investimentos de R$ 400 milhões. Quatro anos depois, em 2018, a empresa aportou novos R$ 125 milhões para ampliar o espaço.
A possível venda seria mais um passo da política de desinvestimentos da companhia, visando reduzir a dívida. No final do terceiro trimestre, o endividamento líquido chegou a 42,6 milhões de euros, com uma redução de 3,7% em relação ao final do ano anterior.
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