Categories: Notícias

Dados móveis vão crescer 59% em todo o mundo em 2015

O tráfego global de dados móveis deve atingir 52 milhões de terabytes (TB) em 2015, aumento de 59% em comparação com 2014, segundo o Gartner. O rápido crescimento deverá continuar até 2018, quando o volume de dados móveis deverá atingir a marca de 173 milhões de TB.

Segundo Jessica Ekholm, diretora de pesquisa do Gartner, novas e mais rápidas conexões de dados móveis (3G e 4G) vão crescer de 3,8 bilhões em 2015 para 5,1 bilhões em 2018. O hábito de consumo de vídeos vão impulsionar a expansão no número.

No terceiro trimestre de 2014, o Gartner realizou uma pesquisa sobre aplicações móveis e pediu que 1 mil usuários de smartphones nos Estados Unidos e 1 mil usuários na Alemanha falassem sobre seus hábitos de utilização de aplicativos móveis.

De acordo com Jessica, os usuários alemães, em comparação com os norte-americanos, são mais restritos em seus planos de dados e menos propensos a assistir vídeos ou consumir grandes quantidades de dados por meio de seus smartphones. Trinta e oito por cento dos entrevistados alemães disseram que só possuem velocidade de 500 MB em seus planos de dados. E, em média, os alemães transmitem 10,6 minutos por sessão de vídeo pelo celular em comparação com os 17,4 minutos dos norte-americanos.

Quando perguntados se eles esperam ter acesso a uma rede Wi-Fi para baixar um app ou ter acesso a vídeos, 54% dos alemães disseram que sim, em comparação com os 36% dos norte-americanos.

O levantamento aponta ainda que o streaming de vídeo por meio de redes de celulares não é apenas usado por crianças e jovens adultos. Nos Estados Unidos, 47% das pessoas com idade entre 45 e 54 anos passam entre 15 minutos ou mais nos aplicativos de vídeos, enquanto que apenas 40% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos passam mais de 15 minutos vendo vídeos on-line. Jessica avalia que os resultados mostram que o YouTube é cada vez mais usado para transmitir vídeos por longos períodos de tempo e não mais apenas espionar.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago