Quando a Amazon anunciou sua oferta de e-mail corporativo há alguns dias, fez um esforço para apresentar uma ideia de segurança por trás da ferramenta dizendo que os usuários do WorkMail teriam total controle sobre pontos-chave da tecnologia.
A fabricante, contudo, optou por não mencionar que terá acesso às mensagens – com possibilidade de analisar dados para fazer ofertas de marketing, por exemplo, segundo uma rápida olhada na política de privacidade da provedora. Infelizmente, quando perguntado se essa interpretação do contrato estava correta, um porta-voz da companhia não ajudou muito.
Veja como as coisas se comportam. Quando pedi uma cópia da política de privacidade do WorkMail, a empresa disse que usaria as mesmas regras existentes em outros serviços da Amazon, o que praticamente permite que a companhia faça tudo que quiser.
Considerando que os dados que trafegam por e-mails corporativos incluem algumas informações confidenciais e de propriedade das empresas, quem procura um fornecedor para esse tipo de serviços precisa considerar o controle de acesso como um dos pontos fundamentais de sua lista de prioridades.
Não que o fornecedor não deva ter acesso às chaves de segurança, mas é necessário um acordo claro de como isso será feito. “O potencial desse volume de dados é tentador”, avalia o analista Ken Odeluga, sinalizando que não há garantias que essas informações não sejam cruzadas e analisadas.
A Amazon despista sobre o assunto e repetidamente se recusou a responder se é possível acessar todo o conteúdo.
O mesmo porta-voz da companhia citado anteriormente afirmou que a empresa não irá “divulgar conteúdo do cliente, a menos que necessário como forma a cumprir uma ordem legal, uma intimação ou uma ordem judicial”. Ele afirmou também que, caso isso ocorra, notificará o cliente antes de expor os dados às autoridades.
Para não insistir no óbvio, vamos combinar que se a Amazon pode entregar seus e-mails para a aplicação da lei, então tem acesso ao seu e-mail. Quando eu indiquei esse ponto ao interlocutor, ele não retornou mais meus contatos.
A política de privacidade que a companhia indica que cobrirá o WorkMail aponta que “as informações recolhidas pela AWS podem ser correlacionadas com qualquer informação pessoalmente identificável com a Amazon.com e utilizada pela AWS e Amazon.com para melhorar os serviços que oferecemos”.
O produto está em fase de beta-teste, por isso ainda há chances de mudanças nas regras antes de seu lançamento. É esperar para ver se isso, de fato, ocorrerá.
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