Com CRM renovado, Embracon aumenta venda de consórcios em 190% em três anos

Projeto de sistema da Zoho foi implementado em parceria com a WebPeak

Author Photo
11:35 am - 25 de julho de 2024
Foto: Shutterstock

A administradora de consórcios Embracon apostou em um novo CRM da Zoho, implantado em parceria com a consultoria WebPeak, para tornar seu processo de vendas mais transparente e humanizado. Como resultado, além de ter aumentado o conhecimento sobre os clientes, também ampliou em 190% suas vendas entre 2020 e 2023.

Nos primeiros quatro meses de 2024, a Embracon vendeu R$ 7 bilhões em consórcios e cresceu 102%. Em 2023, registrou 57% de incremento no faturamento, com R$ 12,3 bilhões no total.

“Esse salto nos resultados foi possível a partir da gestão eficiente de leads, desde a entrega para a força de vendas, composta por 2 mil profissionais, sua evolução, até a conclusão, feita com os recursos do CRM da Zoho”, diz o diretor da WebPeak, Marcos Custódio. “As integrações com o WhatsApp e e-commerce permitem, inclusive, medir a qualidade do atendimento.”

Projeto em escala da Embracon

A Embracon foi fundada em 1988 e se especializou em consórcio de automóveis, motocicletas e imóveis. Já entregou mais de 500 mil bens por meio de consórcios. Em 2018, ano em que comemorou 30 anos, lançou a categoria de consórcio de serviços, que inclui estudos, viagens, festas, decorações e estética.

Leia também: Falta menos de 1 mês para o IT Forum Praia do Forte

Para a Embracon, gerir o relacionamento com as pessoas era um dos principais desafios para garantir o crescimento da administradora. Fabio Paz, coordenador de operações e performance da Embracon, lembra que o CRM da Zoho foi implantado no auge da pandemia, levando a WebPeak a fazer a implantação virtualmente em 90 filiais.

“A implantação foi concluída em apenas onze meses, quando a última filial, em abril de 2021, entrou em operação”, lembra o executivo.

A expectativa da Embracon é aumentar em 30% os resultados de 2023 e faturar R$ 16 bilhões até o fim do ano. Para isso, vem estruturando operações, inclusive adicionando franquias. São mais de 600 parceiros, 3 mil colaboradores, 90 franquias e mais de 180 mil clientes ativos.

“Antigamente a empresa era míope e a eficiência das filiais era de apenas 1%. Em cinco anos, registramos aumento de 700% nesse quesito. Atingimos 100% de tratativa dos leads e foram implementadas automações para o enriquecimento dos dados”, diz Paz.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.