Categories: Notícias

Crescer e ampliar portfólio é meta de Marcelo Ramos na Axway

Com presença no Brasil há pelo menos 18 anos, mas por meio de uma rede de parceiros, a Axway resolveu fincar os pés no País e, a partir daqui, iniciar sua expansão também para outros mercados interessantes da América Latina, como Colômbia, México, Argentina e Chile. Para dar conta do desafio, a companhia, de origem francesa mas com sede no Arizona (EUA), contratou Marcelo Ramos como CEO e presidente AL. O objetivo do executivo é estruturar a operação e fazer, sobretudo do Brasil, um dos principais mercados da fabricante no mundo.

Em conversa com o IT Forum 365, Ramos, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia, comentou que mais que ampliar o portfólio de produtos no Brasil e liderar o crescimento da companhia na região, um dos desafios dele estará em gerenciar pessoas e fazer coaching da equipe. E isso faz todo sentido já que boa parte dos 25 funcionários que integram a empresa neste início de operação vem da SCI, empresa que representava os produtos Axway no País. “São pessoas que deixaram uma empresa brasileira para entrar em outra num contexto internacional”, resumiu.
Ramos explicou que a decisão de vir ao Brasil com escritório próprio e fazer o mesmo em outros mercados da AL foi tomada em 2011 e, por dois anos, a companhia trabalhou essa transição com os parceiros para não causar nenhuma ruptura na relação com eles e tampouco com os 300 clientes no País (sendo 120 ativos). A estratégia parece até o momento ter sido acertada, já que a companhia internalizou funcionários do antigo representante e terá um modelo de atuação que mistura venda direta e indireta.
Em termos de escritórios, além do de São Paulo, Ramos espera contar com um no Rio de Janeiro e outro em Brasília, complementando a atuação no País por meio de parceiros. Na América Latina, além dos 20 parceiros que já representam a companhia na região, eles devem contar com presença local inicialmente no México e na Colômbia. “Meu desafio é crescer de forma vertiginosa com expansão geográfica, pessoas e soluções que clientes globais já utilizam”, pontuou o executivo.
Com clientes consolidados como Boa Vista Serviços e Sem Parar, que utilizam soluções como B2B Integration e MFT, de transferência de artigos dentro e fora da empresa, a ideia de Ramos, agora, é fortalecer soluções como a API Management, para gestão de APIs corporativas, e duas mais verticais, a AIS, que é uma suíte de integração contábil, muito usada por empresas que trabalham com vários CNPJs e precisam de visão unificada dos números, e a Track & Trace, voltada para o mercado de saúde e que permite o monitoramento e controle de um produto de ponta a ponta, desde a fabricação até a entrega no ponto de venda.
O executivo afirma que vê no mercado brasileiro e em algumas praças latino-americanas grandes oportunidades em governança de dados e um crescente interesse pela gestão de APIs, sendo esta a maior aposta de crescimento em termos de produto. O produto B2B Integration e MFT são mais consolidados, mas também devem apresentar crescimento, projetou Ramos.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 mês ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 mês ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 mês ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 mês ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

1 mês ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

1 mês ago