A fornecedora de soluções de segurança Eset detectou que a família do malware conhecido como Nymaim teve aumento considerável de ataques nos últimos meses de 2016, superando 63% de detecções reportadas em todo o mundo. Entre os países-alvo está o Brasil, onde ataques direcionados foram detectados focando instituições financeiras.
Um diferencial do malware, que foi descoberto em 2013 e já afetou mais de 2,8 milhões de vítimas, é que a nova versão do Nymaim parece ter sido desenhada, especificamente, para atacar vítimas pré-selecionadas. A modalidade de ataque utilizada pelos cibercriminosos é conhecida como spear phishing, a qual foca em um grupo ou organização específicos com a intenção de roubar dados financeiros.
Uma forma utilizada pelos cibercriminosos para evitar que o código malicioso fosse detectado pelas soluções de antivírus foi criar uma nova variante do malware, detectado pela Eset como Nymaim.BA.
Na prática, um e-mail com um arquivo malicioso é enviado para a vítima. Ao abrir o documento, uma macro maliciosa – sequência de caracteres – executa o malware e infecta o equipamento, burlando as configurações de segurança padrão do software.
Uma das táticas usadas pelos cibercriminosos para enganar as vítimas e aplicar o golpe é configurar o texto do arquivo anexo como um bloco de caracteres ilegível, instigando a vítima a executar a macro, que na verdade é maliciosa, para decodificar o texto. Além disso, na parte superior do documento a mensagem “Habilitar conteúdo para executar em modo de compatibilidade”, aviso que segue o mesmo padrão utilizado nas versões mais recentes do Microsoft Word, solicita que os usuários permitam que as macros do atual documento sejam ativadas.
Ao final, após o usuário habilitar o recurso, tem início uma ação em cadeia. A macro maliciosa – detectada pela Eset como VBA/TrojanDownloader.Agent.BCX-, realiza o download do malware Nymain, salvando-o em um novo arquivo executável na pasta de arquivos temporários (%temp%). Na sequência, é realizado o download de mais um malware usado para dar acesso remoto aos cibercriminosos ao computador da vítima.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…