CPqD recebe sinal verde para desenvolver projetos na área de óleo e gás

O CPqD teve três unidades de pesquisa credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que o habilita a entidade a executar projetos de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação existentes nos contratos de concessão do setor de óleo e gás.
De acordo com a regulamentação vigente no Brasil, as empresas com contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural devem investir 1% da receita bruta em P&D – parte da qual realizada por instituições credenciadas pela ANP. O total dos investimentos desse tipo no País é da ordem de R$ 1,2 bilhão ao ano.
O CPqD poderá trabalhar com três unidades de pesquisa. São elas: Tecnologias de sensoriamento óptico e monitoração remota, Sistemas de comunicações (abrangendo Sistemas e componentes ópticos, Comunicações sem fio e Tecnologias de controle e inteligência de sistemas) e Materiais, sustentabilidade e sistemas de energia (que inclui as linhas de pesquisa Sistemas de energia, Degradação de materiais, Desempenho de materiais e sustentabilidade e Aplicação de materiais).