Em comemoração aos seus 40 anos de existência, o CPqD inaugurou o Hiperespaço, um “laboratório aberto para empreendedorismo“, como definiu Flávio de Andrade Silva, coordenador de IoT do CPqD, durante o Fórum Brasileiro de Internet das Coisas, que acontece nesta sexta-feira (2/9), em São Paulo. O executivo participou de um painel o qual mapeia o empreendedorismo em IoT no Brasil.
Chamada de Hiperespaço, a ideia da iniciativa é apoiar o empreendedorismo e “transformar conhecimento em riqueza para o País”, afirma Silva, complementando que o local servirá de ponte entre universidade e indústria.
No empreendimento de 350 mil metros quadrados, localizado em Campinas, interior de São Paulo, foi integrado o ecossistema local que engloba universidades, incubadoras, aceleradoras, e associação de startups.
Uma das tecnologias destacada por Silva é a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), que será trabalhada dentro do local. “Dentro dessa jornada de IoT podemos propor maneiras de ajudar startups a seguir por esse caminho”, completa o executivo.
“Quando falamos de empreendedorismo, falamos de transformar jovens em empreendedores, desde startups a profissionais dentro das próprias empresas”, comenta José Vidal, diretor executivo do Instituto de Tecnologia de Software e Serviços (ITS) e diretor do Fórum Brasileiro de IoT, também responsável pela moderação do painel. “Para empreender em IoT é preciso uma infraestrutura maior. A do CPqD não somente tem a parte de ideação, mas também a definição e validação de projetos”, a fim de serem testados no mundo físico para ganhar escala, conclui o executivo.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…