Categories: Notícias

CPFL reduz em 40% tempo de resolução de problemas em rede operativa

Para obter maior eficiência em sua rede operativa e, assim, aprimorar os serviços oferecidos aos clientes em sua área de concessão, a CPFL, uma das maiores concessionárias de energia elétrica do País, implementou uma solução baseada em painel de controle fornecido pela Icaro Tech.

Instalada na central de operação e manutenção da CPFL em Campinas, divisão da transmissão da CPFL Paulista, a solução permitiu à companhia reduzir em 40% o tempo de resolução de problemas na rede operativa, que podem refletir em interrupção de serviço de fornecimento de energia ao consumidor final.

A rede operativa é utilizada pela CPFL para conectar o Centro de Operações aos sensores e equipamentos da rede de transmissão e distribuição que são responsáveis por levar a energia elétrica ao consumidor. Ela é considerada vital para a transmissão e distribuição de energia, porque proporciona a operação remota do sistema elétrico e gera alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade e ao corte no fornecimento do serviço.

Antes da tecnologia da Icaro Tech, os técnicos de operação e manutenção de telecomunicações da CPFL, após serem acionados por telefone ou e-mail, buscavam informações em cinco sistemas diferentes para monitorar a rede operativa. Quando um alarme ou aviso era identificado, a equipe precisava analisar todos os sistemas que compõem a plataforma, para só então chegar ao problema e começar a planejar o próximo passo.

A solução implementada com base na tecnologia Advanced Dashboards, da Icaro Tech, tem o papel de consolidar, em um único painel, indicadores de controle e monitoramento em tempo real da infraestrutura tecnológica da rede operativa, cruzando informações de gerenciamento de redes, georreferenciamento, sistema supervisório e serviços.

Então, o painel disponibiliza alertas e dados vitais da rede operativa, garantindo aos gestores maior visibilidade e aos operadores maior agilidade na identificação e diagnóstico de falhas. Com os dados em mãos, os responsáveis vêm conseguindo agir proativamente, impedindo que a falha cause uma indisponibilidade ou, pelo menos, reduzindo o tempo de interrupção do serviço.

Além disso, falhas em sistemas que anteriormente passavam despercebidas começaram a ser identificadas, e os problemas de comunicação entre os profissionais envolvidos caiu a praticamente zero.

Além dos dashboards gerados inicialmente, a solução permite, ainda, a rápida criação e customização de novos gráficos em poucas horas, sem a dependência de profissionais de TI. Para tal, o sistema conta com dezenas de widgets, mapas, filtros e imagens pré-carregados e customizáveis conforme cada necessidade.

“A solução facilita o acesso às informações sobre a infraestrutura de comunicação, que é utilizada na operação da transmissão e distribuição de energia, e que realmente importam, nos permitindo agir de forma proativa, mais rápida e assertiva para combater potenciais falhas na rede”, afirma Cristiano Santos Cucatti, gerente de Serviços da Transmissão da CPFL.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago