Categories: Notícias

Covid-19: saiba quais categorias são mais afetadas no e-commerce no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Google Retail AIT no mês passado, buscou entender o comportamento e os movimentos de mercado durante os meses de janeiro, fevereiro e começo de março, em países cuja chegada do COVID-19 foi anterior a do Brasil.

O estudo mostrou o fechamento de lojas físicas devido à necessidade de isolamento social, a queda no fluxo de pessoas nas lojas (que nos Estados Unidos foi de 9%, segundo a pesquisa) e a demanda por novos formatos de entrega, impactou diretamente o varejo online, que teve aumento de vendas em diversas categorias, como alimentos e produtos de limpeza, mas também queda de procura em produtos considerados supérfluos e bens duráveis, como perfumes, móveis e roupas.

No Brasil, segundo o Promobit, plataforma especializada em promoções, as categorias de produtos como moda, jogos, móveis e decoração, comida, entre outros, foram os itens com maior visibilidade no país no final de março. E se for comparar o começo de março com o fim do mês, houve queda acentuada na procura por passagens aéreas e pacotes fechados de viagem, batendo 66,41%. Outro setor que também apresentou queda foi o de móveis e decoração, com redução de 10,08%.

Por outro lado, o segmento de moda cresceu neste período, diferentemente do que aconteceu no exterior. A procura por itens e calçados masculinos aumentou 158,31%, enquanto a busca por produtos e calçados femininos cresceu 6,86%. Segundo Fabio Carneiro, cofundador da startup, o que deve ter ocasionado esse aumento foram ações promocionais realizadas pelas próprias lojas. “Alguns estabelecimentos fizeram promoções bem agressivas antes do agravamento do Coronavírus no Brasil, o que despertou interesse de alguns consumidores nestes itens”, explica.

Outra categoria de produtos que teve alta na procura foi a de smartphones e tablets, que cresceu 88,27%. O interesse por televisores também aumentou, chegando a 55,32%. Para Carneiro, isso se deu por conta da troca de linhas de alguns produtos muito desejados pelos consumidores, como os da família Galaxy S20. “Os lançamentos costumam ser acompanhados por ações promocionais mais agressivas de produtos similares ao ano anterior. Possivelmente, esse é um dos principais fatores para esta alta que apresentamos”, comenta.

No país, assim como no exterior, a procura por produtos de limpeza também aumentou e totalizou 38,31%. Ela reúne, entre outros produtos, sabão para lavar roupa, desinfetantes, desengordurantes e limpadores. Já se formos falar sobre comida, o índice na busca por alimentos foi de 36,44%, reunindo itens de fast food como hambúrgueres, pedidos em delivery e chocolates para a Páscoa.

Os brasileiros também têm procurado maneiras alternativas de se divertir e passar o tempo em casa. Isso fica representado no aumento de 46,82% por jogos e 42,61% por  brinquedos. A procura por perfumes e colônias também chamou a atenção, pois somou 43,02% no período.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago