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Contratação de profissionais de TI para social e colaboração ainda é fraca

As redes sociais estão bombando. Já as contratações em torno delas não. Esta é a avaliação da pesquisa InformationWeek 2012 State of IT Staffing. Para descobrir quais tecnologias são os motores no aumento do pessoal de TI, o levantamento entrevistou 1,391 mil profissionais da área que contrataram ou gerenciam pessoas do departamento. Apenas 9% dos respondentes disseram que social/colaboração é uma área onde investirão nos próximos 12 meses, seja contratando ou remanejando, o que significa que algumas pessoas do departamento irão adquirir novas habilidades para o contexto. As áreas mais focadas para o aumento de profissionais no próximo ano são a de segurança (24%), desenvolvimento de aplicações (23%) e implantação de aplicações (21%).

Embora as companhias, em geral, possam não aumentar a equipe com foco em social, há uma outra realidade dentro das empresas que optaram por priorizar ações em social business. Os executivos que estão com olhos abertos para este mercado esperam criar “um número substancial” de vagas dentro desse universo. Cerca de 20% dos respondentes disseram que aumentarão o time social/colaboração em mais de 30% nos próximos dois anos; 4% prevê aumento entre 21% e 30%; e quase um quinto deles disseram que terão crescimento de 11% a 20% do número de pessoas. 60% disseram que aumentarão a equipe em 10% nos próximos 24 meses.

Matt Ripaldi, vice-presidente sênior de TI da Modis, vê um aumento constante pela demanda de pessoas que possuem habilidades sociais, em diferentes áreas. “Estamos definitivamente observando um aumento em números de empregos para mídias sociais, e quando olhamos para essas vagas, elas estão intrinsecamente ligadas a quatro diferentes propósitos”, disse. “Um desses propósitos é conteúdo: o que vamos dizer? Como dizer isto? Redatores, editores e dai pra frente integram os perfis buscados. Outro segmento será em torno de uma estratégia. Muitas vezes, companhias querem pessoas que já tenham feito isso antes – especialmente aquelas empresas que ficaram para traz no quesito mídias sociais. Elas querem candidatos que obtiveram sucesso em algum lugar. O terceiro ponto é sobre a mensagem, comunidade: o que nossa marca está fazendo lá? O que as pessoas esperam de nós? Onde elas estão? O que estão dizendo de nós? Como somos verdadeiramente vistos no mercado?.”

TI entra somente no quarto propósito, comenta Ripaldi. “Esse é em torno dos desenvolvedores, de produtos e softwares, que já desenvolveram aplicações para fazer com que a estratégia social faça o que a empresa espera que seja feito.”

De acordo com a pesquisa, não há escassez de conhecimento sobre social/colaboração. 76% dos respondentes que elencaram o segmento como principal área de aumento no número de contratação disseram que pessoas com habilidades ou experiências específicas em redes sociais e colaboração já existem dentro da empresa. Isto não é nenhuma surpresa quando você leva em consideração a origem das mídias sociais: gente que usa Facebook, Twitter, LinkedIn e outras plataformas muito antes de qualquer companhia decidir que precisa se transformar em um negócio social.

60% desses mesmos entrevistados disseram, ainda, que vão “reciclar” o pessoal existente ou irão fazer isso com a maioria dos colaboradores, contratando um menor número de candidatos. 24% dos respondentes disseram que farão um mix entre os profissionais  reciclados e contratados, enquanto 16% afirmaram que veem lacunas de pessoal dedicados a esta área.

Sendo assim, que tipo de habilidades os profissionais de TI precisam ter para assumir cargos focados em mídias sociais? O executivo da Modis acredita que comunicação seja a chave. “Obviamente, você quer alguém que se sinta confortável com as redes sociais, com mensurar os resultados e com desenvolver o plano social”, diz. “Do pessoal de TI, de uma perspectiva mais técnica, o conhecimento em tecnologias que são usadas dentro de áreas como desenvolvimento de aplicações móveis ou big data é muito importante. Como você obtém o big data é o analisa? Existem muitas ferramentas diferentes que te permitem fazer isso. Ser flexível a ambas as áreas o torna mais atraente como candidato.”

A sua companhia está aumentando o número de pessoas capazes de trabalhar com mídias sociais? Em quais tipos de papéis? Por favor, compartilhe conosco. Confira a pesquisa completa (em inglês) da InformationWeek EUA.

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