Conselho da Oi aprova venda da PT Portugal para a Altice por 7,4 bi de euros

O conselho de administração da Oi aprovou ontem (8/12) os termos e as condições para venda da PT Portugal à Altice por 7,4 bilhões de euros. O acordo, divulgado por meio de fato relevante, prevê a transferência das operações da operadora em Portugal e na Hungria. O contrato, no entanto, ainda precisa ser aprovado em assembleia de acionistas da Portugal Telecom (PT SGPS), holding portuguesa sócia da Oi, com data ainda não definida. Depois, cabe às entidades regulatórias dar o aval final da operação.
Além do valor de 7,4 bilhões de euros, o acordo prevê ajustes de caixa e dívida, incluindo um pagamento diferido de 500 milhões de euros relacionado à geração futura de receita da PT Portugal. O preço a ser pago pela Altice sofrerá ajuste de acordo com a posição de caixa da PT Portugal no fechamento da operação.
A Oi prevê ainda uma reorganização societária para delimitar os negócios que serão alienados e separar os investimentos da PT Portugal que não estarão na transação, incluindo participações na Africatel, na Timor Telecom e a dívida da RioForte.
No fato relevante enviado à CVM, a Oi reforçou, mais uma vez, sua intenção de liderar o movimento de fusão no setor do Brasil. “Com mais esse passo concluído, a Oi segue com o objetivo de reforçar sua capacidade financeira de forma a manter o seu propósito de protagonizar o movimento de consolidação no mercado de telecomunicações no Brasil.”