O projeto Startup & Makers, da Campus Party, está em sua quarta edição e desde que nasceu já ajudou mais de 600 empresas embrionários a se desenvolver no País. Para a edição de 2017, foram selecionados 160 novos negócios, sendo 80 deles em Growth Stage, ou seja, projetos em estágio mais avançado, com equipe já formada, produto lançado no mercado, que tenha ou não já recebido algum tipo de investimento, mas que já possua faturamento. E outras 80, em Early Stage – projetos pouco avançados, com primeiros protótipos criados e testados, porém sem terem recebido qualquer investimento.
Uma delas é a Reduza, plataforma que reduz preços em lojas on-line. A startup tem sido considerada um modelo de negócio inovador por ser uma plataforma que rastreia e busca os melhores em sites, cupons on-line e promoções, e já ajudou mais de 300 mil clientes a economizar em 2016.
O Reduza foi criado pelos sócios Lucas Pelegrino, Amador Gonçalves e Alessandro Fontes, em Ivinhema (MS). “A tecnologia nos possibilitou facilitar a vida dos consumidores, por meio de data-mining, obtendo descontos em tempo real diretamente da fonte e calculando os melhores preços para o usuário final ao utilizar o que há de mais recente de tecnologias concorrentes para máxima performance”, explica o CTO, Pelegrino.
Outro exemplo é a startup curitibana Neostore. No ano passado, a Neostore venceu uma competição nacional de tecnologia promovida pela L’Oréal depois de criar um aplicativo móvel para integrar todos os canais de vendas, facilitar a experiência de compra e tornar os produtos da linha Maybelline. Foram 33 horas de trabalho para chegar ao app. Como prêmio, recebeu a quantia de R$ 100 mil – dinheiro que está sendo utilizado para desenvolver o projeto.
O aplicativo criado pela Neostore deve ser lançado no primeiro semestre de 2017 e a expectativa é de que 30% das vendas sejam feitas por meio do aplicativo ainda neste ano. Entre as facilidades, ele permite ao cliente acessar vídeos com consultoria de beleza, consultar a disponibilidade dos produtos nos locais mais próximos e integrar o mundo virtual com as lojas físicas.
Para ter uma ideia do potencial de uso dessa ferramenta, basta ver o tamanho da L’Oréal. A multinacional francesa detém um portfólio de 32 marcas internacionais, teve faturamento próximo de 26 de bilhões de Euros em 2015, emprega 82.900 funcionários em todo mundo e está presente em todas as redes de distribuições como mercados, lojas de departamento, farmácias, salões de beleza, entre outros canais.
“A Neostore oferece ao varejista uma visão única do cliente por meio da plataforma Mobile que integra sistema do e-commerce, ERP da loja física e gateway de pagamento. O cliente pode escolher o produto preferido e escolher a melhor forma receber em casa ou buscar direto na loja mais próxima”, afirma o sócio-fundador da empresa, responsável pelo desenvolvimento da plataforma Mobile Android e iOS, João de Souza.
A previsão da empresa para o ano é otimista. “Tanto que temos quatro vagas em aberto – três para desenvolvedores mobile e uma para a área administrativo/financeiro”, completa Fabíola Paes, uma das sócias Neostore.
Veja a lista completa de empresas selecionadas pela Campus Party para a edição de 2017.
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