Conheça a Tacira, empresa brasileira especializada em cidades inteligentes

Author Photo
11:16 am - 11 de agosto de 2015
Diante de uma demanda aquecida por novos modelos de gestão urbana, especialistas em soluções para cidades inteligentes uniram-se para criar a Tacira: uma empresa brasileira, com sede em São Paulo e Londres, que tem como principal objetivo dar suporte à gestão de smartcities.

A empresa é liderada por Washington Tavares, executivo com experiência em comunicação digital e líder da comunidade mundial do TM Forum para Smart Cities, e recebe suporte financeiro do Grupo Ceres.

A Tacira desenvolve os chamados projetos fim a fim, nos quais os especialistas analisam as especificidades de cada município para identificar necessidades e criar soluções de curto, médio e longo prazos, inclusive treinamentos, dispositivos, sensores, entre outros. A companhia também realiza a implementação e a manutenção das soluções. 

As estimativas é de que, nos dois primeiros anos de operação, sua tecnologia beneficie cerca de 10 milhões de cidadãos.

De acordo com Tavares, as soluções inteligentes reduzem os custos operacionais de manutenção e aumentam o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. “A informação gerada por este tipo de tecnologia melhora o monitoramento e a gestão da cidade, além de possibilitar que gestores e  cidadãos façam uma utilização mais consciente dos recursos públicos. Se a Secretaria de Saúde é informada sobre focos de dengue em uma região da cidade ou se um cidadão reclamar de buraco no asfalto de uma avenida, por exemplo, as ações podem ser imediatas, direcionando corretamente os recursos, aumentando a eficiência dos serviços, a qualidade de vida e a satisfação da população.”

Inicialmente, a Tacira concentrará esforços na oferta de soluções para as verticais de educação, segurança e saúde, além de ambientes inteligentes (também chamados de smart places).

A Tacira atua com base em uma plataforma tecnológica que possibilita criar múltiplos serviços em uma mesma infraestrutura e permite a introdução de novos elementos, projetos e serviços e a reutilização dos recursos existentes.

Projetos-piloto
Três projetos-piloto já estão sendo conduzidos pela empresa. Na cidade de Águas de São Pedro, primeira cidade digital do País localizada no interior de São Paulo, a companhia está desenvolvendo o Boulevard Gourmet, projeto que visa tornar o boulevard da Rua João Azevedo em um local turístico, com restaurantes, feiras gastronômicas e espaços de entretenimento. 

Por meio de Smart Solutions a população terá acesso a infraestrutura pública de Wi-Fi, hotsites com guias e informações da cidade, check-in na área com integração Foursquare, Facebook e Google, além de receber notificações nos canais (aplicativo, web e e-mail) sobre promoções, clima, eventos, entre outros.

Já na cidade de Lavras, no sul de Minas Gerais, o projeto é direcionado para o combate à dengue, uma vez que a região concentra maior volume de focos da doença. A Tacira criou um aplicativo que funciona como um canal direto entre a população e o Poder Municipal. Por meio do app CIVIS, o usuário fotografa o local suspeito de foco da dengue, envia a imagem e solicita a visita de um agente da Prefeitura. Um dispositivo de geolocalização leva a equipe até o local e o foco é removido.

O terceiro piloto é a aplicação de um Smart Place na praça José Bonifácio na cidade de Itatiba. A praça receberá Wi-Fi público, totens que apresentam informações do local, indicadores inteligentes permitindo à população interagir, publicar e compartilhar informações socialmente entre outras soluções inteligentes. 

Para otimizar o engajamento dos usuário, o projeto utiliza-se do conceito gamification, que incentiva o acúmulo de pontos por meio dos canais e interações para o recebimento de bonificações e promoções baseadas no ranking de interação e visitação ao local.

“Tecnologias inteligentes geram benefícios diretos e indiretos à população, como melhor atendimento do serviço público, novas possibilidades de serviços, maior segurança para os moradores e turistas, incentivo a novos negócios e fortalecimento da economia local”, comenta Tavares.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.